24/05/2012 | Butantan testa proteína que regenera tecidos do corpo humanoUma proteína encontrada em lagartas promete trazer esperança a pacientes com doenças degenerativas, diabéticos, vítimas de queimaduras e asmáticos. Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram que a substância Lopap, encontrada nas cerdas da lagarta Lonomia, contém um poderoso elemento com propriedade cicatrizante, que estimula a liberação de moléculas responsáveis pela regeneração de alguns tecidos do corpo humano.
Durante seis anos, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto estudou a ação da proteína. O Butantan é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo responsável por mais de 80% de soros e vacinas para uso profilático e curativo produzidos no Brasil.
Ao longo da pesquisa, a plataforma foi aplicada em animais portadores de asma e úlceras diabéticas, para verificar como era a reação quanto à regeneração de tecidos. Os primeiros resultados mostraram a eficiência do medicamento na cicatrização do local afetado, além da superioridade, se comparado a medicamentos já existentes. O próximo passo da pesquisa vai testar a eficiência do medicamento em seres humanos.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
13/12/2021 - SMCC ensina prevenir o câncer de pele neste Dezembro Laranja
10/12/2021 - SP bate recorde de aplicação de doses adicionais com 1,1 milhão de vacinas contra Covid-19
10/12/2021 - Grupo oferece apoio a pessoas que estão passando pelo luto causado por um suicídio
05/11/2013 - Médico é preso após registrar o ponto e sair do Posto de Saúde