Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Julho de 2025
Notícia
21/07/2011 | Café da Manhã com Empresários - ACEI

 A Associação Comercial e Empresarial de Itapira convidou e o empresariado itapirense compareceu. Cerca de 70 pessoas, ligadas aos diversos segmentos, estiveram presentes. Foram recepcionados por um delicioso café da manhã, cujo serviço esteve à cargo da Padaria da  Luli.

Às 9h30min, aproximadamente, no anfiteatro, o presidente da ACEI, José Natalino Paganini, deu as boas-vindas, agradeceu a presença de todos e leu uma reflexão apropriada para ao assunto do dia. Paganini chamou o discurso de Sam Walton, fundador do WALMART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários. Veja o texto abaixo.

Na sequência, a analista do SEBRAE, Debora de Paula Rodrigues, fez uma interessante palestra sobre Atendimento ao Cliente: como satisfazer e encantar seus clientes. Para encerrar, Debora chamou um texto intitulado "Fósforo, uma bala, uma xícara de café e um jornal" para a reflexão final. Veja o texto abaixo.


Fósforo, uma bala, uma xícara de café e um jornal
OPINIÃO: Essa foi mais uma louvável iniciativa da ACEI. O comércio e o empresariado, de forma geral, peca diante dos avanços tecnológicos, não se aproximam da internet e desconhece os ditames do marketing. Erros que poderão ser fatais para a continuidade dos seus negócios.

Não bastasse o risco que esses empresários correm ao pararem no tempo, a população itapirense acaba sendo prejudicada, pois não se beneficia dos benefícios da modernidade. Ou seja, a acomodação de muitos acaba provocando letargia na atividade comercial como um todo, abre espaços para comerciantes forasteiros aportarem no município e deixam a população carente de bons serviços, produtos e atendimento adequado. Felizmente, muitos empresários acordaram ou estão despertando para os novos tempos.

E não tem jeito, o único caminho para alavancar a modernidade é a conscientização. Por isso, iniciativas como essa, ganham importância redobrada. Que a ACEI continue no caminho.
 

       


 Discurso de Sam Walton

" Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou???

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."
SAM WALTON – Fundador da Wal-Mart, a maior rede de varejo do Mundo.


"Fósforo, uma bala, uma xícara de café e um jornal"

Um homem estava dirigindo há horas e cansado da estrada , resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar.Em poucos minutos avistou um letreiro luminoso com o nome : hotel Venetia. Quando chegou a recepçao, o hall do hotel estava com luz suave.

Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente : "Bem-vindo ao Venetia"!
Tres minutos ápós essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos ; tudo muito rápido e pratico.No quarto, uma discreta opulência : uma cama,impecavelmente limpa,uma lareira,um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira , para ser riscado.

Era demais! aquele homem que queria um quarto apenas pra passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.

Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa , como tudo o que tinha experimentado , naquele local,até então.Assinou a conta e retornou para o quarto.

Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogoda lareira.Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada , os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradavel aquela !

Na manhã seguinte , o hóspede acordou com um estranho borbulhar.Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automatico estava preparando o seu café e junto um cartãoque dizia : "Sua marca predileta de café .Bom apetite!" Era mesmo.

Como eles podiam saber desse detalhe? De repente , lembrou-se : no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.Em seguida , ele ouve um leve toque na porta , ao abrir havia um jornal!! "Mas como pode?! É o meu jornal!! Como eles adivinharam?" Mais uma vez ,lembrou-ser
quando registrou : A recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia. O Cliente deixou o hotel encantado. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.

Mas o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fosforo uma bala de menta, uma xicara de café e um jornal.

,

O Presidente José Natalino Paganini fazendo a abertura do evento.

Grande presença de empresários na palestra.

Débora e Paganini na leitura da mensagem escrita pelo proprietário da rede Walmart.

A palestrante Débora mostrando os benefícios do bom Atendimento ao Cliente.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1525 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções