Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Maio de 2024
Notícia
27/01/2015 | Com calor infernal, temperatura chegou perto do recorde da cidade

A semana passada foi in­fernal para quem desteta o calor. Por pelo menos três vezes, no domingo, 18, com 37,4 graus; na segunda-feira, 19, com 37,5, e na terça­-feira, 20, novamente com 37,5, a cidade esteve perto do recorde de temperatura conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Me­tereologia), que possui uma estação automática de aferi­ção de dados meterológicos na cidade.

De acordo com a mesma fonte, no dia 16 de outubro do ano passado foram regis­trados 38 graus positivos, marca esta considerada re­corde para Itapira. A sen­sação térmica, no entanto, seguramente chegou perto dos 50 graus. Com efeito, as pessoas procuraram se proteger de todas as manei­ras. O uso de guarda-chuvas do tipo sombrinhas, pelas ruas passou a ser quase que generalizado pelo público feminino. Como o fenôme­no atingiu também outras cidades de toda a região Sudeste, a população local certamente contribuiu com a elevação do consumo de energia elétrica com uso mais constante de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e chuveiros, causa do apagão registrado na terça-feira.

O servente de pedreiro Douglas Henrique Bernar­des, 22, tinha uma aparên­cia de indiferença quando, sob o sol escaldante do meio-dia de segunda-feira, carregava massa de cimento para dentro da construção onde trabalhava na região central da cidade. “A gente acaba se acostumando. Se for ficar pensando no calor, não faço nada, porque aí vai bater um desânimo”, comentou. Indagado se fazia uso de protetor solar, disse que nem sempre.

O empresário Paulo Sti­valli, da empresa Qualitas, fabricante de ventiladores e exaustores, afirmou que as temperaturas elevadas ajudam a turbinar os negó­cios, observando, porém, que diferentemente de anos anteriores, tem focado mais especificamente aparelhos de maior proporção, para o comércio e a indústria. “Esses ventiladores domésticos que estão em falta no comér­cio são montados por com­ponentes vindos da China, fato que nos conduziu para uma mudança no escopo do nosso negócio. Ainda sim, inegavelmente, o forte calor nos ajuda a vender mais”, afirmou.

Outro que festeja o calor como forma de aumentar a renda é o autônomo Paulo Roberto Matiolli, 45, mora­dor no bairro do Cubatão. Ele percorre a cidade ven­dendo picolés. “No domin­go vendi aproximadamente 700 sorvetes”, comemorou. Cada picolé é vendido a R$ 1,50 e ele fica com a metade da venda. Ele abastece seu carrinho na sorveteria do Adão, na Vila Penha do Rio do Peixe, e percorre toda a cidade, quando não cisma de visitar bairros rurais. “Vou a pé”, garantiu. “Sou apaixona­do por esta atividade. Vivo pensando uma forma de ter um emprego com registro, mas só se for para conciliar com a venda de sorvetes”, concluiu.

 

Sombrinhas passaram a fazer parte do visual feminino por toda cidade

Douglas Henrique: se pensar nos efeitos do calor, desanima

Matiolli: aproveitando o tempo das vacas gordas

 

Uso correto do aparelho de ar condicionado

Quem tem ar condicionado em casa sabe que ele é um ótimo aliado para manter o ambiente refrescante, mas também pode ser um meio de propagação de doenças pelo ar, causando reações alérgicas e crises de rinite, sinusite e outros problemas. Quando isso ocorre, é sinal de que existe acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do condicionador de ar, o que cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

A falta de limpeza do ar condicionado também prejudica o aparelho, gerando ruídos, falhas na climatização e aumento do consumo de energia. Para melhorar a qualidade do ar no ambiente e aumentar a durabilidade do equipamento, é importante limpar o ar condicionado. Antes de começar, desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada.
Se for um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna, abaixo de 48º C. Espere secar e vá para o filtro, o próximo item da limpeza do ar condicionado.
Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, pode-se usar ainda água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar condicionado ser finalizada.
 
O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede ou janela não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.
Para a limpeza do ar condicionado ser completa, não se pode esquecer das partes internas, como os trocadores de calor. Nesse caso, o melhor é recorrer ao serviço autorizado ou a um técnico competente pelo menos uma vez por ano. Vale lembrar também que sempre é interessante procurar aparelhos de ar condicionado com filtro HEPA. Esse filtro consegue reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente mais seguro.
 
Na hora da compra, observe atentamente os recursos do condicionador de ar, já que muitos oferecem filtros bem eficientes para o seu cômodo. Alguns modelos, por exemplo, são de ar condicionado com filtro de bactérias. Há, ainda, ar condicionado com filtro de pelos de animais, ideal para quem tem gatos ou cachorros em casa.
 
Nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais sobre como limpar o ar condicionado.
 
Frequência de limpeza
 
Se o ambiente for muito empoeirado, a limpeza do painel e do filtro deve ser feita uma vez por semana. Nos outros casos, vale a pena fazer a limpeza do ar condicionado mensalmente ou a cada dois meses. Alguns modelos até contam com sistema de alerta de limpeza, o que facilita a vida dos mais esquecidos.
 
A limpeza do ar condicionado correta prolonga a vida útil e a manutenção do aparelho, e terá um ar refrescante e livre de impurezas.
 
 
Para quem não possui um ar condicionado, mas tem um ventilador em casa, vale a pena experimentar colocar uma vasilha com gelo na frente do aparelho. A técnica simples fará com que o vento fique mais refrescante quando bate no recipiente gelado e dê uma sensação mais agradável ao ambiente
 
 
Enfrentar o calor requer cuidados especiais
 
Temperaturas acima dos 35 graus e um calor insuportável. Assim tem sido os dias neste início de ano. Mas, qual a melhor maneira de enfrentar o calor e manter a temperatura do corpo sempre equilibrada?
 
Como a temperatura corporal deve estar sempre equilibrada – em torno dos 36ºC –, no frio ou calor extremos, as células vão trabalhar para aquecer ou resfriar o organismo, respectivamente. Assim, tomar líquidos gelados auxilia no resfriamento do corpo. No calor, é recomendado um banho em temperatura ambiente.
 
A principal atenção com a desidratação é com os extremos bebês e idosos. O primeiro porque precisa que alguém dê a ele a bebida. O segundo, pois ele perde o mecanismo da sede, principal alerta da desidratação. Portanto, é sempre importante lembrar os idosos de ingerir líquidos.
 
Para Carla Soares de Campos Sartorelli, formada em Nutrição pela PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e pós-graduada em Geriatria pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no Verão é importante a alimentação baseada em frutas, legumes e verduras. “Por ser uma estação muito quente, devemos manter a alimentação balanceada”, explica. “Por esse motivo, devemos aproveitar a estação para desintoxicar o corpo das toxinas e aumentar o metabolismo”.
 
Carla sugere também o consumo de fibras, que auxiliam no nível glicêmico. “Dentre os alimentos recomendo o consumos de fibras, pois ajudam no nível glicêmico e também na saciedade além de outros benefícios”, frisa. “A laranja é um ótimo alimento, pois possui muita água na sua composição, fibras e alto nível de betacaroteno, além de outros anti-oxidantes”.
 
Segundo a nutricionista, no verão, devido ao calor, as pessoas muitas vezes têm inapetência, deixando de se alimentar. “Isso é muito ruim, deve-se manter o fracionamento da refeições e dar preferência para alimentos saudáveis como as frutas e legumes, como eu já disse”, reforça. A ingestão de água é muito importante para essa estação, conforme explica. “Não devemos sentir sede para tomar água e sim criar o hábito de tomar água durante o dia”
Crianças e idosos
 
Por não conseguirem se alimentar ou ingerir líquidos sozinhos, os bebês devem ter atenção especial nessa época, assim como os idosos. “Devemos ter atenção especial para crianças e idosos, que nessa época do ano desidratam com facilidade”, explica a nutricionista.
 
Em relação aos alimentos, Carla lembra que carnes gordas e queijos gordos devem ser evitados. “Esses alimentos podem causar um desconforto gástrico, devemos dar preferência para a variedade de alimentos, o que chamamos de prato colorido, para garantir a ingestão de vitaminas e minerais, além de abusar das frutas da estação, água de coco uma boa opção, pouco calórico e muito nutritivo”.
 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1295 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções