Carregando aguarde...
Itapira, 22 de Maio de 2024
Notícia
04/03/2016 | Corpo de onça-parda atropelada servirá para estudos e será exposto no Museu de História

 Recolhido pela Divisão de Proteção e Bem Estar Animal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o corpo da onça-parda atropelada na madrugada nesta quinta-feira servirá para estudos e será, após ser taxidermizado, exposto no Museu de História Natural “Hortêncio Pereira da Silva Júnior”. O animal, que pesava cerca de 54 quilos e media 1,80 metro do focinho ao final da cauda, foi atropelado na rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga), nas proximidades do Distrito Industrial “Hermelindo Ruette de Oliveira”, morrendo imediatamente.

            As equipes da DPBEA e do Museu de História Natural chegaram ao local do atropelamento minutos após a ocorrência. Segundo a DPBEA, o animal não havia sido recentemente avistado e, por esta razão, não fazia parte do catálogo que vem sendo feito da população de onças-pardas no município. Depois de feitas as medições biológicas do animal, ele será taxidermizado para exposição no Museu de História Natural, informou o responsável pelo órgão, José Carlos Simão Cardoso Junior.

            Rogério de Oliveira, responsável pela DPBEA, lembra que é bastante raro o avistamento de onças-pardas, pois elas normalmente se afastam de locais com movimentação humana. Entretanto, o desmatamento pode levar à movimentação dos animais, sempre em busca de melhores habitats. O Projeto Corredor das Onças, desenvolvido em Itapira e inédito no Estado, está buscando monitorar a população local de onças-pardas, sem no entanto atraí-las ou fazer sua reprodução. Catalogando os animais existentes, que recebem coleiras de rastreamento, o projeto vai permitir o controle do deslocamento de cada um deles. Com isso, será possível delimitar o caminho percorrido pelas onças-pardas e, a partir daí, trabalhar no reflorestamento de áreas que servem de abrigo para elas. Ao longo do tempo, isso resultará na criação de um corredor no qual as onças-pardas transitarão, sem necessidade de deixar a mata e sem representar risco para a população. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

733 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções