Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Maio de 2024
Notícia
02/12/2013 | Criminalidade de Itapira migra para Jacutinga, afirma Promotor

 

O promotor de Justiça Carlos César Marques Luz, 48, natural de Sorocaba-SP, está radicado no vizinho estado mineiro desde 92, quando prestou concurso para ingresso na carreira do Ministério Público e passou em primeiro lugar. Alguns anos depois prestou o mesmo concurso, só que no seu estado de origem. Também foi aprovado, mas, preferiu seguir a carreira em Minas Gerais.

A partir de 99 decidiu se estabelecer na cidade de Jacutinga, onde atua até hoje. Nesta semana ele recebeu a reportagem do jornal A Cidade em seu gabinete para falar de um tema bastante sensível, sua visão de que a colaboração que historicamente tem ocorrido entre efetivos policiais de Jacutinga e Itapira deveria servir de modelo para uma coope­ração mais ampla também envolvendo o Ministério Público de Estados vizinhos. “Ao longo destes anos to­dos tenho notado como tem produzido resultados bastante satisfatórios no combate à criminalidade uma cooperação entre efetivos de segurança de Jacutinga e Itapira, que embora não seja um proce­dimento padrão que muita gente defende que seria necessário ser adotado em todo o país, poderia perfeitamente ser estu­dado para ocorrer de uma forma mais incisiva também no âmbito do Ministério Público. Uma informação de um processo que eu eventualmente tenha con­duzido, pode ser da maior valia para um colega de São Paulo quando se envolve pessoas que praticaram delito criminal em um outro Estado da Federa­ção”, sugere ao defender o compartilhamento de informações.

Ele sinaliza que esta sua constatação advém da ob­servação de que existe uma migração de criminosos de Itapira para a vizinha cidade mineira, princi­palmente com relação ao tráfico de entorpecentes, visualizando que a organi­zação criminosa conhecida como PCC está expandindo seus tentáculos para o Sul de Minas Gerais via integrantes recrutados em Itapira. “Ações policiais realizadas na fronteira por equipes mineiras e paulistas têm detectado com mais precisão esse tipo de movimentação.Bandidos daqui estão indo para Itapira e vice-versa”, especificou.

O resultado mais visí­vel deste tipo de “inter­câmbio” tem se refletido, segundo Luz, nos índices de criminalidade observa­dos em uma cidade cuja população é estimada em torno de 23 mil ha­bitantes. “Tem havido um aumento no número de ocorrência que varia dos pequenos delitos a ações mais ousadas. Isto tudo, evidentemente, está relacionado ao tráfico de entorpecentes”, de­fendeu.

Porosidade

O promotor avalia ainda que a situação geográfica favorece imensamente o tráfico na divisa entre Ita­pira e Jacutinga. “Por mais boa vontade que os efeti­vos de segurança tenham com relação à fiscalização que tem sido rotineira e com colaboração da polí­cia mineira e da paulista, existem diversas rotas de fuga pela zona rural. Sem um planejamento mais efetivo , sem um trabalho de inteligência adequa­do, corremos o risco de enxugar gelo”, advertiu. Esta porosidade fronteiri­ça segundo ele serve até mesmo de estímulo para o trânsito de criminosos. “ Um criminoso quando se vê muito assediado pelo policiamento em sua cidade de origem, tende a imaginar formas de se estabelecer num outro local onde será menos visado. Isso vem ocorrendo com muita fre­quência na ligação entre Jacutinga e Itapira, temos observado”, concluiu.

Carlos Luz milita no Ministério Público de Jacutinga desde 99

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1457 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções