A equipe da Defesa Civil de Itapira apresentou nesta semana os novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Defesa Social do município para ampliar e aprimorar sua operação em ações de emergência e urgência. A apresentação foi feita na sede da corporação, que aproveitou o momento para pedir à população a tomada de atitudes conscientes neste período de estiagem para evitar incêndios.
Para melhorar ainda mais a atuação da Defesa Civil, a Secretaria adquiriu três mangueiras de 15 metros, duas mangueiras de 30 metros, dois bicos reguláveis, duas bombas costais, um derivante, duas roupas para remoção de abelhas, dois abafadores, duas conexões redutoras, seis chaves para mangueira e um alicate de corte frio. O investimento foi totalmente custeado com recursos do município, conforme determinação do prefeito José Natalino Paganini, que considera de grande importância dar maiores condições de trabalho, com mais segurança e eficiência, aos serviços de proteção dos itapirenses.
Durante a apresentação, a Defesa Civil lembrou que nesta época, por se tratar de um período de poucas chuvas, aumentam os riscos de incêndios em matas e também na zona urbana. Além disso, destacou ainda que a baixa umidade traz riscos ao corpo humano, razão pela qual alertou para a necessidade de medidas específicas e cuidados diários intensos. Economizar água, utilizar a energia elétrica de forma inteligente e manter-se hidratado são medidas essenciais. Para evitar incêndios, as recomendações são amplas, como não jogar cigarros à margem de estradas, evitar fogueiras, não soltar balões e não fazer queimadas, entre outras.