Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Maio de 2024
Notícia
23/06/2015 | Encontro para prevenção de incêndio florestal reúne cerca de 70 participantes na sede da Associação Comercial

 

 
A realização na noite de quinta-feira de um encontro agendado por iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social no auditório da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) para discutir ações de prevenção aos efeitos da estiagem prolongada que ocorre nesta época do ano recebeu um público expressivo, estimado pela organização em torno de 70 pessoas. Segundo Clayton Ribeiro, secretário de Defesa Social, compareceram muitos proprietários rurais - alvo preferencial do encontro -, representantes comunitários, empresariais e autoridades diversas. Participaram do debate o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Tenente Renan Souza, de representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Mogi Guaçu.
Clayton Ribeiro fez um cumprimento a todos os participantes e foi seguido por autoridades convidadas para compor a mesa como o colega José Alair de Oliveira, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Ivo Marcos Peres Faria, engenheiro chefe da Casa da Agricultura de Itapira; Tenente Renan, Romeu Job, coordenador da Defesa Civil local, e o vereador Décio da Rocha Carvalho (PSB), presidente da Câmara Municipal e que representou o prefeito José Natalino Paganini (PSDB), ausente devido a compromissos em Brasília-DF.
 
Ribeiro destacou que a iniciativa terá como resultado prático imediato um trabalho a ser realizado de maneira mais próxima aos proprietários rurais na tentativa de minimizar os riscos de incêndios florestais que tem se mostrado devastadores em anos anteriores. Segundo esclareceu, o encontro de quinta-feira teve o mérito de conscientizar os proprietários a respeito da elaboração de uma estratégia comum que permita a colaboração imediata entre eles quando um incêndio for detectado. “Com esta iniciativa queremos aumentar o tempo de resposta”, propôs.
 
Para dar agilidade e encaminhamento ao que foi debatido, segundo o secretário de Defesa Social, já estão sendo estudadas datas para realização de encontros localizados com a pretensão de elevar o nível de conscientização. “Entre outras coisas, pedimos a colaboração dos proprietários para que liberem seus funcionários e aqueles que possuem açudes em suas propriedades permitam que os caminhões tanques usados no combate ao fogo possam reabastecer, impedindo que esta operação exija que o veículo retorne para a área urbana”, relatou.
 
Ribeiro disse ainda que pretende requisitar da coordenadoria de defesa civil do Estado a cessão de kits de combate a focos de incêndio (costeiras, equipamentos de proteção individual e ferramentas) para serem distribuídos nestes encontros. “Seria importante dispormos deste tipo de aparato no caso do registro do incêndio para que seja feito um trabalho preliminar antes da chegada das equipes oficiais”.
 
Ainda segundo mencionou, o coordenador da Defesa Civil estadual ficou muito impressionado com o nível de conscientização das pessoas com relação ao tema e o foi objeto ainda de interesse de cidades vizinhas que pretendem incentivar este tipo de envolvimento em suas comunidades. “Itapira faz divisa com nove cidades. O fogo não obedece fronteiras. Importantíssimo que as outras cidades também se unam a nós neste tipo de preocupação. Como dissemos no encontro de quinta-feira, o importante daqui para frente serão as ações que deverão ser tomadas na prática”, finalizou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1707 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções