06/08/2014 | Falecimento de Gildo Piardi enlutece uma das mais promissoras gerações de atletas produzidos em Itapira

O falecimento na sexta-feira, 26, do professor de Educação Física, Gildo Henrique Piardi, aos 60 anos, deixou triste não somente os muitos familiares. Sua perda produz uma grande lacuna numa confraria de ex-atletas que ajudaram a fazer a fama desportiva de Itapira ao longo de praticamente três décadas consecutivas.
A exemplo dos demais colegas, Gildo teve despertada sua vocação para provas de meio fundo desde muito cedo, com o olho clínico do pai de todos, o professor aposentado, José de Oliveira Barretto Sobrinho. Chegou a ser campeão brasileiro juvenil. “O Gildo era especial. Vocacionado, dedicado e muito disciplinado. A partir do momento em que se revelou um grande corredor, o levamos para ser atleta do Clube Pinheiros, onde veio a se destacar. Foi bastante doloroso saber de seu falecimento”, disse o mestre.
Paulo Roberto de Oliveira, o Paulinho Teté, professor-doutor em Educação Física, comentou que Gildo Piardi tinha um perfil bastante introvertido e que o contato com pessoas como ele próprio, que já tinham uma vivência no atletismo ajudou a impulsionar sua carreira. “Foi uma perda profundamente lamentável”, asseverou.
Outro expoente da chamada geração de ouro, o também professor-doutor Valdir Barbanti, disse que esteve recentemente com Gildo e foi surpreendido com a notícia de seu falecimento. Barbanti foi uma das pessoas que ajudaram Piardi em seu processo de acolhimento em São Paulo. “Foi um atleta promissor. Corria muito bem provas dos 800, 1500 e 3 mil metros”, disse.
Valdir Barbanti comentou ainda que ao perseguir um futuro profissional ligado ao esporte, tendo que aos poucos ir se desvinculando do atletismo de alta performance para acelerar outros projetos pessoais, Gildo Piardi acabou se destacando no Instituto Américo Bairral, ao dar sua contribuição com a introdução de métodos que se mostraram eficazes na terapia de pacientes de determinadas patologias mentais. “Ele se especializou de tal maneira no assunto que acabou sendo muito requisitado para palestrar sobre este tema em muitas cidades do Brasil”, lembrou. “Uma perda de fato muito triste e que o exemplo e o legado que ele deixou em vida possa servir de consolo aos familiares”, desejou.

Outro que também lamentou o falecimento de Gildo Piardi foi o secretário de Esportes, Luiz Domingues. “Uma pessoa séria, dedicada, desportista nato e que fez grandes amigos neste meio”, lamentou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
26/12/2021 - Prefeito conquista R$ 200 mil para obras de iluminação em Eleutério
26/12/2021 - Prefeitura entrega revitalização de duas praças
22/12/2021 - Comemorações natalinas mudam rotina dos Serviços de Convivência
21/12/2021 - Natal Solidário distribuiu mais de 3 mil brinquedos nos diversos bairros da cidade