Uma festa popular, cujo principal objetivo é celebrar a cultura Ítalo-Brasileira, dando destaque para atrações culturais do município, oferecendo produtos de qualidades por preços acessíveis. Foi com esta premissa que seria criada há 12 anos, pelo Circolo Ítalo Brasiliano XV di Novembro de Itapira, a hoje tradicional Festa da Nonna. Em sua 12ª edição, marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de agosto, a Festa da Nonna 2012 promete voltar às suas origens, principalmente no que tange a participação de entidades assistenciais.
Como sede da ADEIB – Associazione Delle Entitá Italo-Brasiliane, atendendo toda a região denominada “Cinturão Verde”, da qual fazem parte o leste paulista e o sul mineiro, a festa este ano deve ganhar contornos regionais. No entanto, segundo Walter Riccilucca, as atrações culturais locais serão priorizadas.
“Este ano demos preferência para as atrações locais. Também estamos trazendo de volta as entidades assistenciais do município e da região. Já estão confirmadas o Educandário Nossa Senhora Aparecida, o Lar São José, a Polem de Mogi Guaçu e o próprio Circolo, que terá uma tenda com muitas novidades. Além disso, combinamos com todos os que tinham interesse em participar da parte gastronômica da festa, que poderia sim ter alguns produtos mais sofisticados, mas fizemos uma exigência para produtos mais populares, com preços mais amenos. Até brincamos que eles podem fazer massa com frutos do mar, mas também terão que ter a opção de massa com carne moída, por exemplo. Queremos tornar a festa menos elitista”, explicou Riccilucca.
A programação cultural ainda não está totalmente definida, embora já se saiba que na sexta-feira, a abertura oficial acontece a partir das 19h30 com apresentação da Banda Lira Itapirense, Coral Cidade de Itapira, Coral de Águas de Lindóia e Coral da Cidade de Socorro. Após a abertura, a Banda Lira e a Banda Casa das Artes comandarão um show com repertório italiano.
Já no sábado, as atividades tem início às 11h00 com o cantor Jonas. Às 17h00, acontece a tradicional missa em homenagem às nonas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha. Durante a noite, as apresentações culturais de dança, música e teatro acontecem até à meia noite. No domingo, último dia da festa, volta à cargo o cantor Jonas e atrações locais.
Este ano, 21 tendas de gastronomia serão montadas e outras cinco irão comercializar artesanatos como tricot e crochê.
“Queremos que a Festa da Nona seja mais familiar possível. Esperamos contar com a presença da população itapirense, e claro, receberemos de braços abertos, visitantes de outras cidades”, completou.
Patrocínio Shefa
A 12ª Festa della Nonna do Circolo Ítalo Brasiliano XV di Novembro de Itapira contará pelo segundo ano consecutivo com o apoio oficial da empresa de laticínios Shefa. Este ano, o patrocínio máster para estruturação, organização e realização do evento foi da ordem de R$ 35 mil, recursos este pleiteados pelo deputado estadual Barros Munhoz.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.