Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
01/05/2014 | Festa de Maio começa mais cedo e com inúmeras mudanças

Nesta quinta-feira, 01, tem início uma das maiores festas da cultura itapiren­se. Apesar de sempre ser inciada no dia 04, este ano a Festa de Maio, que alcança sua 126ª edição e acontece na Matriz de São Benedito, será aberta três dias antes por causa da proximidade do feriado do Dia do Trabalho com o final de semana.

O padre responsável pela Paróquia São Bene­dito, Ademir Bernardelli, divulgou nesta semana o calendário oficial das celebrações, que começa­rão com a Missa de Ação de Graças pela Canoniza­ção do Papa João Paulo II no dia 01, às 19h30. Na sexta-feira, 02, também às 19h30, será celebrada uma missa de acolhimento às famílias que recebe­ram as capelinhas de São Benedito. Já no sábado, 03, novamente às 19h30, haverá a tradicional sole­nidade da Troca das Vestes do Menino Jesus.

No domingo, 0 4, come­ça oficialmente a novena em louvor ao santo, com missa às 15h00, Procissão do Mastro às 18h30 e ou­tra celebração às 19h30. Entre os dias 05 e 12, as celebrações serão reali­zadas sempre às 15h00 e 19h30, com a alvorada com sino e fogos às 6h00, sinos e fogos ao meio-dia e repique dos sinos às 18h00 e 19h00.

O tema geral da festa é ‘Com São Benedito no Caminho da Liberdade Rumo a Jesus Cristo’ e foi elaborado de modo a com­plementar as propostas da Campanha da Fraternidade deste ano, que também trouxeram como base de discussão a liberdade e o tráfico humano. Para auxiliar na liturgia, padre Ademir revelou que foram convidados 18 padres da Diocese de Amparo e das cidades de Mogi Mirim, Limeira, Sorocaba e Tietê. “Eles irão se dividir nas duas missas que teremos por dia. A presença deles nos ajudará com a grande programação deste ano”, explicou.

Como no ano passa­do, a paróquia também preparou os livrinhos da novena, que ajudam os fiéis no acompanhamento das solenidades. Eles serão comercializados a R$5 e devem ser solicitados junto a secretaria da igreja.

Em seu terceiro ano a frente da organização da festa, padre Ademir Ber­nardelli – em parceria com a comissão organizadora – achou por bem fazer algumas mudanças para esta edição. Onde antes ficavam as barracas de alimentação e roleta agora serão efetuadas as cele­brações religiosas. Além disso, o próprio coreto da igreja é que servirá de palco para a grande missa do dia 13. “Nós pensamos nessa mudança principalmente para evitar o trânsito de pessoas no meio da missa. Eram frequentes os casos de populares que passa­vam gritando, às vezes até coisas impróprias, e atra­palhando as missas. Além disso, quisemos trazer as barracas de alimentação que ficavam lá para o meio da festa, com o intuito de atrair mais pessoas”, esclareceu o pároco.

Também como novidade para este ano, os consu­midores poderão adquirir ‘baldes’ para acondicionar os alimentos das barracas de alimentação. Elaborado com tampa e mensagens relativas à festa, ele servirá também como souvenir.

O ponto alto da festa ocorre no dia 13, quando a programação começa ainda no período da madrugada e se estende durante todo o dia, terminando com a procissão.

Barracas

Marcelo Vieira, che­fe do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, in­formou esta semana que todas as barracas estão autorizadas a iniciar suas atividades a partir do dia 01. As instalações come­çam no dia 30, quando as vias ao redor da festa serão fechadas.

Segundo Vieira, até an­teontem, 24, havia 131 comerciantes confirmados para o evento. Alguns es­paços ainda estão dispo­níveis e os interessados devem entrar em contato com o departamento pelo telefone 3863-4610.

A fiscalização durante todos os dias da Festa de Maio também seguirão os mesmos modelos dos anos anteriores, com a presença de Guardas Civis Municipais, seguranças particulares e agentes de fiscalização e da Vigilância Sanitária.

Os comerciantes têm autorização para perma­necer no local até dia 14, quando a água e energia elétrica serão cortadas. Os que desrespeitarem os prazos poderão so­frer punições. O trânsito também será alterado, com fechamento de vias durante todo o período.

Parque de diversões

Durante a semana, os colaboradores da Unipark não mediram esforços para finalizar toda a instalação dos brinquedos na área da Rua Vitório Coppos. De acordo com Valdir Sil­veira, administrador do parque, os brinquedos começarão a funcionar já nesta segunda-feira, 28, à noite. Os ingressos serão vendidos no local.

Como nas edições an­teriores, a abertura dos brinquedos ocorre no pe­ríodo noturno durante os dias de semana e desde a tarde no fim de semana. Já está em estudo a escolha de um dia para funciona­mento vespertino.

 

Celebrações serão realizadas no lugar onde antes ficava o setor de alimentação e a barraca da roleta

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1756 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções