Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Maio de 2024
Notícia
23/08/2014 | Início do horário Eleitoral Gratuito altera grade de programas da Rádio Clube

O início do Horário Eleitoral Gratuito é fonte incomensurável de maledicênciade grande parte do público que gosta de assistir TV e ouvir sua emissora de rádio preferida. Afinal, ele costuma chegar sempre em horários especiais, sem falar nos tais spots, aquelas inserções relâmpago, que surgem durante a programação.

Segundo o sócio-proprietário da Rádio Clube, Luiz Norberto Fonseca Filho, o Betuska, o horário eleitoral é sempre uma fonte a mais de preocupação para as emissoras. “Quando a eleição se dá em nível municipal é ainda pior, porque você tem que criar mecanismos para uma espécie de autofiscalização rigorosa na tentativa de impedir que algo saia errado. A gente acaba se responsabilizando pela chegada do material, tem que ter mais de um interlocutor por partido, ou coligação partidária que se responsabilizam pela entrega do material, quando não, a gente mesmo ter que produzi-lo”, elencou. E segundo registrou, é inevitável a queda na audiência.

No caso da eleição atual, para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, ele diz que existe uma maior facilidade pelo fato da emissora plugar em uma outra que faz a geração do programa. Nesta eleição a Clube tem recebido material que vem sendo disponibilizado pela Nova Onda FM, de Mogi Guaçu, e tem como plano B a Rádio Cultura FM, de Amparo. “No primeiro dia tínhamos deixado instrução para acessar uma dasgrandes emissoras da Capital. Como este link se dá pela Internet, ao acessarmos a programação notamos que não tinha horário eleitoral. Acontece que a programação é obrigatória somente nas ondas de rádio e não na Internet. Portanto na programação eletrônica destas emissoras o horário eleitoral não entra. Foi aí que recorremos a uma emissora da região”, disse o assistente administrativo Reginaldo Bizarria, 41.
 
Junto a mesa de programação, Reginaldo mostra que apesar deste contratempo a internet é uma valiosa aliada na recepção do material de campanha. “A gente consegue ter acesso a toda a grade das coligações e dos partidos de forma a obedecer o tempo exato que cada um dispõe”, explica. São dois horários de 50 minutos por dia, um que se inicia às 7h00 e outro ao meio-dia. Os spots são encaixados de acordo com a necessidade da emissora. Totalizado os spots e os 100 minutos diários, são pouco mais de duas horas todos os dias, por 45 dias, a contar de terça-feira passada, consecutivos. E o empresário Betuska não esconde sua contrariedade. “A gratuidade do horário na verdade é coberta pelo governo na forma da dedução de impostos das emissoras. Problema é que emissoras do porte da nossa, não gera tributos a ponto de requerer ressarcimento, ou seja, estou bancando ainda que de forma involuntária, a campanha eleitoral dos partidos políticos”, reclama.
 
E não fica só nisso. Betuska conta ainda que para espremer a grande de programação via de regra tem que aparar saia justa entre os diferentes programadores. “Na verdade, nenhum deles quer ter o horário invadido e quando isso acontece é comum a gente ver reclamação do tipo porque tem que ser no meu horário e não no horário de fulano”, diverte-se
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1650 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções