A entidade Jovem em Ação está se posicionando de maneira a engrossar uma espécie de apelo que a partir do próximo mês deverá percorrer algumas das maiores empresas de Itapira, quando por intermédio do Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem início a chamada “Campanha do 1%”, que consiste num trabalho de conscientização e esclarecimento para empresários que fazem opção de declaração do Imposto de Renda com base no lucro real.
Uma legislação específica permite que estas empresas reservem 1% do que paga ao governo federal para investimento em projetos sociais. “Somos umas das entidades sociais do município agraciadas com este tipo de iniciativa e estamos nos mobilizando para divulgar entre o nosso empresariado os resultados do trabalho que realizamos com estes recursos”, comentou a psicóloga Eliseia Stringuetti Lamari, em referência à ajuda que o Jovem em Ação recebe da empresa Nutron Alimentos.
Segundo ela os recursos advindos do programa 1% tem sido destinado preferencialmente a projetos de capacitação. “Com estes recursos nós podemos pagar, por exemplo, professores qualificados, adquirir material pedagógico e custear até o lanche servido para nossos jovens”, exemplificou.
O Presidente do CMDCA Tiago Fontolan explicou que baseado na experiência adquirida já há pelo menos sete anos neste tipo de contato com empresários, a visitação traz mais resultados quando realizada a partir de dezembro. ”É neste período que o setor de contabilidade das empresas está focado na elaboração da peça tributária e se torna mais fácil não só o trabalho de convencimento do empresário, mas também o próprio trabalho em inserir dentro da declaração, obedecendo os trâmites legais, a opção em reservar o recurso para determinado projeto”, esclareceu.
Resultados Práticos
Fontolan acrescentou ainda que o mês de novembro é propício à elaboração de uma espécie de memorando que será entregue às respectivas empresas que já aderem a este sistema (cerca de 15 segundo ele) exibindo os resultados práticos de sua escolha. “Elaboramos um documento com texto e imagens mostrando como o dinheiro da empresa foi bem empregado. Isto além de servir como uma prestação de contas, serve também para demonstrar a eventuais interessados que a iniciativa é muito importante”, argumentou.
Fontolan em visita à sede do Jovem em Ação: ofensiva começa no mês que vem