Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2025
Notícia
07/09/2013 | Manifestação programada para este 7 de setembro, em Itapira, não repete o sucesso de 22 de junho

Em resposta à mobilização nacional batizada de ‘Operação Sete de Setembro”, o grupo itapirense que organizou a manifestação do mês de junho se reuniu novamente neste feriado, na Praça Bernardino de Campos, com o objetivo reivindicar direitos e cobrar melhorias e mudanças para a população de forma geral.

Ao contrário da edição do dia 22 de junho, ápice das manifestações nacionais que ocorreram em todo o país, quando cerca de 1,2 mil pessoas percorreram as ruas do centro de Itapira, neste sábado o comparecimento foi bem reduzido, segundo os organizadores, cerca de vinte e cinco compareceram dos 140 que confirmaram o evento da rede social. 
 
Segundo uma das porta-vozes do grupo, a diminuição de participantes já era esperada, visto que a onda das manifestações nacionais se acalmou. “Como acabou a ‘modinha’ as pessoas não têm mais interesse em sair as ruas e já esperávamos por isso”, disse a jovem.
 
Dentre os principais pontos de reivindicação de âmbito nacional estão: Prisão dos Mensaleiros; Aprovação imediata da Lei de Combate a Corrupção (PL 7368/2006); Redução do número de Deputados (PEC 280/2008); Reforma Tributária (PEC 233/2008); Fim do Voto Obrigatório (PEC 159/2012), Aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e abertura das contas da Copa do Mundo de 2014.
 
Já na pauta municipal estão presentes praticamente as mesmas matérias da manifestação do dia 22 de junho: municipalização da coleta de lixo, redução salarial dos secretários municipais, ampliação do quadro de funcionários da Guarda Municipal, investimentos em Cultura, dentre outros. “Vamos colocar na pauta as ciclovias, porque isso não foi atendido. Manteremos também o pedido por pontos de ônibus cobertos e a abertura das contas do transporte público. É importante salientar que o fim da terceirização do lixo é algo que envolve o fim de gastos públicos altíssimos que poderia ser evitado”, argumentou a entrevistada. 
 
Polícia Militar
 
O comandante da Polícia Militar do município, Tenente Carlos Guilherme Cardoso, ampliou o efetivo para atender às possíveis demandas que pudessem surgir durante a manifestação, mas felizmente, nenhuma situação anormal foi constatada.
 
Decisão
Os manifestantes se reuniram e deliberaram que farão quatro reuniões, antes do dia 24 de outubro, data de aniversário de Itapira, agendadas para os dias 10 e 24 de setembro, 1º e 15 de outubro, sempre às terças-feiras em frente a Câmara Municipal, com início marcado para as 19h.  A proposta é organizar uma manifestação organizado no dia do aniversário da cidade.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1579 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções