Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Semana do Meio Ambiente foi encerrada com a limpeza do Ribeirão da Penha e uma recomposição de mata ciliar às margens do Córrego Soares. Ao longo de sua programação, o evento contou com a participação de um grande número de alunos e de representantes de vários setores da comunidade itapirense.
A limpeza do Ribeirão da Penha ocorreu no sábado, 11 envolvendo funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, membros da Aipa Ambiental, jovens da Guarda Mirim e voluntários, que realizaram a coleta de entulhos desde o início da avenida dos Italianos até a estação de captação de água do Saae.
"Infelizmente, a quantidade de rejeitos encontrada no interior do rio e suas margens foi muito grande. Materiais que poderiam ser reciclados acabaram dentro do rio já em estado de deterioração. Mais do que limpar, a finalidade dessa ação foi mostrar aos munícipes envolvidos e às pessoas que passavam pela área todo o lixo que é descartado incorretamente nas ruas e vai parar no rio, causando uma degradação no corpo hídrico.
Isso acarreta danos à fauna e flora e também à nossa saúde, já que essa é a água é utilizada para abastecimento", enfatiza o graduando em Engenharia Ambiental Wellington Zancheta, que participou da ação.
A última atividade da Semana foi a recomposição de mata ciliar às margens do Córrego Soares, que aconteceu na terça-feira, 14, com a participação dos alunos da Emef João Simões. Eles realizaram o plantio de 43 mudas de árvores nativas para a recuperação de áreas desprovidas de vegetação. "As árvores desempenham inúmeras funções, como seqüestro de carbono, manutenção da estabilidade do solo - protegendo contra processos erosivos e assoreamento -, infiltração de água para a redução das enchentes, habitat e alimentação para a fauna", comenta o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Joaquim Barbosa Júnior.
Na avaliação dele, a Semana do Meio Ambiente foi concluída com um saldo muito positivo. "Atividades de educação ambiental, como as realizadas durante a Semana, são de suma importância para a formação de crianças e adolescentes no desenvolvimento de consciência e responsabilidade ambiental, tornando-os verdadeiros multiplicadores desses valores", assevera.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.