Carregando aguarde...
Itapira, 17 de Junho de 2024
Notícia
19/02/2014 | Onda de calor limpa estoque de ventiladores na Qualitas

Alguns empresários no país estão na contramão da chiadeira geral do baixo crescimento econômico que afeta a maioria dos segmentos de atividade do país. Seguramente, Paulo Stivalli e José Galdeano, da fábrica de ventiladores Qualitas, estão entre eles.

Stivalli fala em vendas pelo menos 30% superio­res ao verão passado. E o principal fator para este desempenho não é segredo para ninguém: as tempe­raturas elevadas que têm sido registradas desde o final do ano passado, alia­das a um período de seca que não foi previsto por nenhum metereologista. “Sem dúvida o calor tem influenciado positivamen­te. Os ventiladores já têm um acréscimo nas vendas entre outubro e março que chega a atingir o dobro do faturamento dos meses de junho, julho e agosto. Este verão em particular, devido às temperaturas mais elevadas e à baixa umidade do ar, as vendas estão 30% maiores desde meados de novembro em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no final de dezembro, o comércio apresentava falta de ven­tiladores domésticos, que não é o item principal da Qualitas, porque a con­corrência é muito forte com Arno, Britânia, Faet, Mondial e Malory, além dos produtos chineses. Mesmo assim, nossos ventiladores de mesa em 127V acaba­ram no começo de janeiro e nós não temos como produzir mais para esse verão. Restam umas 800 pçs. em 220V que acredito, irão acabar até o final do mês!, explicou.

Apesar disso, diferente­mente de outros colegas, Stivalli garante que a Qua­litas não deu vexame em atrasar entrega para sua rede de revendedores.”Nos ventiladores comerciais de parede, coluna e teto, não tive, até agora, problemas de falta de aparelhos ou atrasos nas entregas por­que é o nosso foco e nos estávamos preparados para o verão. Tínhamos um bom estoque e capacidade de produção para atender a de­manda maior”, comentou. Com relação ao item mais popular de seu portfólio, a realidade, no entanto, foi outra conforme ele mesmo admitiu. “Quanto aos ventiladores de mesa, vendemos o que tínhamos e infelizmente não vamos conseguir aproveitar o resto do verão”, lamentou.

Tanta procura refletiu também na força de traba­lho. A Qualitas, segundo Stivalli, contratou pelo menos 10 funcionários para a linha de produção desde o final do ano pas­sado. Hoje conta com um total de 86 colaboradores, dos quais 70 deles em­penhados na produção. E ainda foi preciso fazer um esforço adicional para dar conta da demanda. “A partir de fevereiro esta­mos operando com horas extras adicionais (20 horas semanais – três por dia de segunda a sexta mais cinco aos sábados) para poder suprir a demanda sem atrasos, uma vez que os estoques de ventilado­res estão muito baixos”, elencou.

Na cidade desde 2000, Stivalli disse que só se lem­bra de um verão tão quente na virada de 96 para 97, quando também vendeu muito ventilador. O empre­sário faz questão ainda de informar que apesar dos bons ventos, literalmente falando, no segmento de ventilação e também de exaustão, a Qualitas segue firme com uma política de diversificação, para fugir da concorrência desleal que tem tirado muito de sua margem de lucro. “Este verão está sendo muito bom para a Qualitas, mas nós também estamos tra­balhando bastante para ampliar nosso mercado para a área industrial e de infraestrutura (petróleo e gás, mineração, naval, usinas) que exigem equi­pamentos mais pesados, maiores e com maior exi­gência técnica. Acredita­mos que isso ajudará a consolidar o crescimento projetado para esse ano”, finalizou.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1753 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções