Carregando aguarde...
Itapira, 05 de Julho de 2025
Notícia
22/09/2011 | Paulino Santiago: Reciclagem divertida


 

As atrizes da Cia. de Theatro Paulino Santiago, Carolina Fray, a diretora Juliana Avancini, Amanda Mandato e Maria Julia Avancini, iniciaram no ultimo final de semana as oficinas de Clown, do Projeto Casa Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Um grupo de 15 pessoas está envolvido no projeto, que se encerra dia 8 de outubro, numa carga horária de 30 horas. Para as atrizes, o envolvimento com esse universo clownesco está sendo importantíssimo, já que a nossa Cia. também segue essa linha onde fazemos intervenções em eventos e aderimos alguma coisa ligada ao clown em nossos espetáculos, ressaltou Juliana Avancini.

O ministrante do curso é o argentino Abel Saavedra, radicado em Campinas e que carrega em sua bagagem uma história intensa ligada a arte e a cultura, principalmente como criador e manipulador de marionetes. Lily Curcio e Abel Saavedra fundaram, em 1994, a companhia Seres de Luz Teatro que durante sua trajetória representou o Brasil em festivais na Noruega, Suíça, República Tcheca, Espanha, Itália, Bolívia México, Colômbia, Argentina, Equador, Peru, e foi o único representante da América Latina em Taiwan no Festival International de Kaosiung. Saavedra também trabalhou como cenógrafo para espetáculos do Grupo Lume, de Campinas.  

 

Na oficina pude perceber que necessitamos construir um palhaço que fale aos nossos dias de hoje, não só uma coleção de gags, mas um arquétipo que revele a essência do performer/ator. Com mais esse aprendizado, poderemos executar as intervenções propostas no projeto da Cia., em relação a comunidade, onde a proposta cênica é atuar em Hospitais, Casas de Repouso e Lar para idosos, além de eventos de grande porte. Já pude participar de oficina no Grupo Lume, em Barão Geraldo Campinas, oficina no Sesc Campinas, com Ana Elvira Wuo e com o Professor Luiz Monteiro, do Instituto de Artes da Unicamp. Cada professor segue sua linha, onde a metodologia de ensino de cada um deles é completamente diferente, relatou a diretora teatral.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2031 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções