Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
13/12/2012 | Pesquisador Itapirense recebe comenda em São Paulo

Ocorreu na sexta-feira, 07 de dezembro, na sede da Sociedade Veteranos de 1932-MMDC, na cidade de São Paulo, mais um evento em comemoração aos 80 anos do Movimento Constitucionalista. Nesta cerimônia, foi entregue o “Colar da Vitória”, uma comenda criada em 2012 em honra aos 80 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O colar, tem esse nome para lembrar a vitória moral de São Paulo no Movimento Constitucionalista, que após a Revolução, conseguiu que o então presidente Getúlio Vargas promulgasse a nova Constituição, no ano de 1934. O presidente e fundador do Núcleo Cel. Francisco Vieira-MMDC de Itapira, o historiador Eric Lucian Apolinário, recebeu a comenda, juntamente com diversos oficiais da  Marinha e Polícia Militar.  O Colar da Vitória é usado pela “Confraria do Colar da Vitória” em diversos eventos da Sociedade Veteranos de 1932-MMDC.
   Antes da entrega, houve um agradável almoço na Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo – AOMESP. Entre os presentes, destacam-se o Cel. Mário Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 1932-MMDC, deputado estadual Major PM Sérgio Olímpio Gomes; o Major PM Walter Garcia; Major PM Fernando Bartasevicius; Tenente PM Natanael - presidente do Núcleo MMDC-Leste; o professor José Carlos de Barros Lima; Dr. Rodrigo Varotti; Dr. Mariano Taglianetti;  Dr. Romagnoli; entre outros oficiais da Marinha, Polícia Militar, Delegados e Advogados.
  Vale lembrar que o Núcleo Cel. Francisco Vieira, já tem diversas datas programadas para a agenda 2013. Logo no início do ano, em janeiro, o Núcleo será responsável por uma exposição, em parceria com o Museu da Imigração, de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Itapira. Durante o período de julho a outubro de 2012, o Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu esta exposição, intitulada “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista”. Hoje a exposição encontra-se na cidade de Jacareí, e em Janeiro, virá a Itapira por dois meses.  No dia 22 de fevereiro, o Núcleo Cel. Francisco Vieira fará uma homenagem à Maçonaria Itapirense, na Augusta e Respeitável Loja Capitular "Deus, Justiça e Caridade", pela sua participação ativa em todo o Movimento Constitucionalista na cidade de Itapira e em todo o Estado. Vale lembrar meu agradecimento especial ao deputado Barros Munhoz pelo apoio nas atividades do Núcleo.
 


Recebendo o colar dos membros do Conselho do Colar.


Diploma de Outorga


Diversas autoridades presentes


Eric Apolinário, Cel. Mário Ventura e Major Walter Garcia


Major Olimpio Gomes, Eric Apolinário e Cel. Mário Ventura


Detalhe, Colar da Vitória
 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
2 comentários
14/12/2012 12:12:26 | Eric Apolinário
Muito obrigado marcos! É a história de itapira ganhando reconhecimento cada vez mais!
14/12/2012 09:12:36 | Marcão Centofante
Parabéns eric, você merece este reconhecimento pelo seu esforço e trabalho pela nossa história, muito sucesso pra vc!!!!!!
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1173 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções