Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Maio de 2024
Notícia
24/08/2015 | Plano de combate a estiagem chega aos estudantes da Ponte Nova

 

 
No exato momento em que o número de queimadas em áreas das zonas urbana e rural começam a atingir seu pico face à estiagem, agentes da Defesa Civil ampliam o leque da campanha de conscientização que tem sido levada para pessoas residentes em diversas propriedades rurais desde o começo de julho. Segundo informou o coordenador da Defesa Civil de Itapira, Romeu Job de Souza, na manhã daúltima quarta-feira, 19, uma equipe da corporação foi recepcionada pela direção e por professores da escola Sebastião Riboldi Guerreiro, no bairro rural da Ponte Nova. Os agentes foram incumbidos em repassar a cerca de 30 estudantesda 1ª a 5ª série do ensino fundamental detalhes do plano de ação ‘Estiagem e a importância das crianças, como instrumento multiplicador na conscientização comportamental de seus próprios familiares’.
 
Segundo Job, durante a reunião, as crianças fizeram várias perguntas relacionadas a incêndio e meio ambiente. Todos os estudantes foram agraciados com a cartilha da Secretaria de Defesa Social, que traz o tema “Operação Estiagem 2015”, junto de um convite para que seus pais participem da próxima palestra, sobre o mesmo tema, que será realizada neste sábado, no mesmo local, para aprofundamento desta campanha de esclarecimento do bairro da Ponte Nova.
 
Desde o dia 18 de junho, quando foi feito um encontro abrangente com diversos segmentos da sociedade para a tomada de providências a fim de se evitar grandes prejuízos neste período do ano por causa das queimadas, este tipo de encontro comunitário entre os agentes da Defesa Civil e proprietários rurais já foi realizado em três oportunidades, no dia 27 de junho na Fazenda Talismã, no dia 4 de julho na Fazenda Malheiros e no dia 1 deste mês na Fazenda Boa Vista.
Gravidade
 
Segundo balanço feito pela Defesa Civil, apesar da gravidade, no ano passado a situação era ainda pior. De maio até agosto de 2014 foram registradas 297 ocorrências. De maio deste ano até o final desta semana, são 147 ocorrências. A situação, segundo Job, é complicada por causa da suspeita de que existam pessoas agindo deliberadamente para colocar fogo em pastagens e matas. Além disso, neste mês de agosto, dois balões caíram na cidade, um na zona urbana e outro na zona rural - este último resultando em um incêndio de uma grande área. “Praticamente é impossível apanhar quem solta esses balões. Este último, que caiu no bairro do Tanquinho, tinha vestígios de que foi solto na região metropolitana de São Paulo”, disse.
 
Job disse ainda que a equipe está toda ela de prontidão. Não chove na cidade desde os dias 25 e 26 de julho, quando foram registrados menos de 10 milímetros de chuvas. A previsão do INMET (Instituto Nacional de Metereologia) é de que neste início de semana possa ser registrada alguma chuva.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1551 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções