A Prefeitura começa a colocar em prática no dia de hoje um ambicioso programa de recadastramento de itapirenses que reivindicam uma mordia popular. O atendimento prevê recepcionar de 600 pessoas em média a partir deste final de semana. Começa a partir das 8h00 e se prolonga até o final da tarde.
Serão quatro dias, hoje e amanhã , domingo;com repeteco no próximo final de semana, 31 de agosto e primeiro de setembro. Todo atendimento será realizado nas dependências do Centro Comércio e Indústria de Itapira. Segundo informou a Secretária de Promoção Social do Município, Eliana Sobreiro Assugeni Dias, uma equipe de cerca de 30 pessoas estará trabalhando no recadastramento. Será utilizada a entrada da rua XV de Novembro que facilita o acesso de pessoas com restrições motoras. Uma banca será montada na praça Bernardino de Campos para oferecer água fresca para os munícipes.
Ela informou que devido à falta de infra-estrutura logística no local escolhido pelo setor de habitação para a realização do recadastramento, o atendimento será manual. Em março e mais recentemente em julho, o setor de Promoção Social, em parceria com a Secretaria de Administração, realizou com muito sucesso o recadastramento de estudantes universitários que recebem subsídio para transporte até os locais onde estudam. “Imaginamos usar a mesma estrutura, mas, infelizmente não existem as condições necessárias no prédio do Centrão para organizar um atendimento digitalizado” lamentou.
Na tarde de ontem , na sala de reuniões dos Conselhos Municipais, toda a equipe de atendimento passou pela última etapa de treinamento. Segundo Eliana, a previsão é de que o atendimento demore pelo menos cinco minutos cada pessoa . “Evidentemente que algumas pessoas terão mais dificuldades do que outras e caso não seja possível atender todas as pessoas , faremos um novo agendamento”, explicou. Ela disse que terão prioridade idosos, portadores de deficiência e mulheres grávidas. A mobilização abrange setores como planejamento, administração e promoção social.
Agendamento
Para tentar agilizar o atendimento que começa a ser oferecido a partir de hoje, o setor de Habitação promoveu de 12 a 23 deste mês um agendamento dos interessados. Na sede do Departamento, localizada na antiga estação ferroviária, as pessoas eram orientadas a respeito de quais documentos deverão levar no dia do recadastramento.
Eliana Sobreiro avalia que apesar dos desafios que este trabalho impõe, os primeiros resultados já são visíveis. “ Estima-se que havia uma fila com cerca de cinco mil pessoas atrás de uma casa própria. Com o agendamento este total caiu pela metade. A partir do momento em que todos os dados estiverem disponibilizados, serão processados e com base nos dados aferidos o Prefeito Paganini poderá planejar com mais precisão sua política habitacional”, avaliou.
Na sede do setor de Habitação foi feito agendamento dos interessados até o dia de ontem
Encontro na sede dos Conselhos Municipais concluiu treinamento dos servidores