07/10/2011 | Reunião na Promoção Social inicia implantação de projeto pilotoEm reunião ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social na segunda-feira, 3, com a assinatura de um convênio de R$ 36.388,93, foram iniciados os procedimentos para a implantação, nas escolas de Itapira, de um projeto-piloto no Estado. A iniciativa – que prevê que as escolas das redes Municipal e Estadual disponham de assistentes sociais e psicólogos em seus quadros de pessoal – conta com o comando da Secretaria de Promoção Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além da parceria da Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis.
“Trata-se de um projeto inovador, que vem sendo discutido desde o início do ano. A idéia de sua implantação começou quando analisamos os relatórios do Conselho Tutelar e verificamos o grande número de casos de evasão escolar. Desde então, fizemos várias reuniões com diretores de escolas e professores para conhecer mais a fundo o problema”, relatou o presidente do CMDCA, Tiago Fontolan. O próximo passo, segundo a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella, foi firmar parcerias também com a com a Rede Social do Senac, que já tinha desenvolvido um trabalho semelhante e possuía um diagnóstico da situação.
Regina informou que, a partir disso, foi definido que o projeto seria viabilizado primeiramente em uma escola da Rede Estadual, que receberia dois psicólogos e uma assistente social. “A escolhida foi a Professor Cândido de Moura, por ser uma escola inclusiva, que atende a uma grande quantidade de alunos com histórico de evasão escolar e, por isso, apresenta alguns problemas relacionados às mazelas que esse projeto pretende combater”, explicou.
Ficou definido na reunião que, além dessa escola, o projeto piloto atenderá, na primeira fase, a Emei Izaura da Silva Vieira e a Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, já que muitas crianças das duas escolas costumam realizar cursos na entidade no período em que não estão em aula. Enquanto os psicólogos terão a função de resolver os conflitos da relação professor-aluno, a assistente social será responsável por realizar uma integração maior entre a escola e a família do estudante. Batizada de Projeto Semente, a iniciativa poderá ser estendida a toda a Rede Municipal já no próximo ano ou até 2013.
TREINAMENTO
A capacitação dos profissionais contratados pelo CMDCA para atuar no projeto já foi iniciada. “Serão dez encontros de cinco horas cada para capacitar os profissionais envolvidos. Além dos dois psicólogos e da assistente social, alguns professores da Rede Municipal também passarão pelo treinamento”, destacou Fontolan. Ele salientou que a iniciativa está sendo financiada com recursos próprios do CMDCA, oriundos do repasse de 1% do Imposto de Renda de empresas da cidade. “Na verdade, as maiores parceiras deste projeto são as empresas que em 2010 doaram 1% do IR para o Fundo da Criança e do Adolescente”, ressaltou.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
09/11/2025 - Festival do Café Especial do Circuito das Águes de 2025 terá seu encerramento em Serra Negra/SP
18/01/2022 - Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
14/01/2022 - As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito foram PRORROGADAS até o dia 28 de janeiro!
20/12/2021 - Docente do Senac Itapira dá dicas para conquistar o primeiro emprego em 2022