Representantes do Rotaract Club de Itapira participaram de um evento em Agudos-SP, que reuniu rotaractianos de todo o estado de São Paulo. Além de ter como intuito estreitar a relação entre os clubes das diferentes cidades, o encontro também serviu para distribuir premiações para os melhores projetos da Gestão 2013/2014.
O Rotaract de Itapira, que hoje conta com 34 sócios, tem como presidente Júlio Ricardo Borges, venceu com os melhores projetos nas categorias serviços à comunidade, meio ambiente e serviços profissionais. Na categoria Comunidade, a premiação veio devido ao sucesso da Gincana Quest, que é desenvolvida entre os alunos das escolas da cidade e visa a promoção da cultura e educação, além do caráter de conscientização e mobilização quanto ao assistencialismo social. No evento deste ano, cerca de 800 pessoas foram mobilizaras e a arrecadação de alimentos somou 1,5 toneladas.
No quesito Meio-Ambiente, o Rotaract de Itapira ganhou destaque pela ação realizada em setembro do ano passado, quando foi realizada uma atividade de conscientização e revitalização de áreas verdes urbanas no bairro Humberto Carlos Passarella. Com apoio do Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) e Aipa (Guarda Mirim), o clube plantou mais de 150 mudas nativas e fez a coleta de lixo nos arredores do bairro.
Já a premiação referente à categoria Profissionais veio por conta da Feira da Saúde realizada em novembro do ano passado na Praça Bernardino de Campos. Na oportunidade, cerca de 40 profissionais e estudantes da área foram mobilizados para informar a população sobre diversos cuidados com a saúde. Além do caráter informativo, o evento também ofereceu exames e avaliações gratuitos, como o de níveis de glicemia. Mais de 200 pessoas foram beneficiadas.
Por fim, o clube de Itapira ainda conquistou o prêmio de Clube Destaque do Distrito 4590, que atualmente conta com 16 cidades. Um dos rotaractianos presentes no evento, Mário Nobre Porto, também venceu mais dois concursos: Oratória e Mister. Por ter vencido como melhor orador, ele irá representar Itapira e as demais cidades do Distrito 4590 em um evento nacional.
A Casa das Artes ofereceu aos professores do projeto Batutinha uma oficina de Maracatu ministrada pelo grupo Maracatu Guaçu. Apresentada no domingo, 29, a oficina foi realizada com o intuito de apresentar aos professores do projeto os instrumentos utilizados pelo grupo, bem como o ritmo e a dança desse folguedo popular. Como vem sendo trabalhado pelos professores desde o início do ano “A Cultura Popular Brasileira”, essa oficina vem para aproximá-los a esse folguedo, promovendo a vivência de tocar e dançar o Maracatu, que é contagiante.
Para Bárbara Coghi, coordenadora do Projeto Batutinha, a oficina veio para acrescentar, trazendo aos professores a oportunidade de se aprofundar nesse contexto que está fazendo parte do seu cotidiano, além de despertar um maior interesse em pesquisas para as apresentações futuras que acontecerão nas escolas.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.