Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Maio de 2025
Notícia
23/03/2012 | Saae adquire perfuratriz pneumática para agilizar serviços

O Saae adquiriu uma perfuratriz pneumática para agilizar seus serviços, através da instalação não destrutiva de tubos de Pead e PVC de maneira simples e rápida, o que irá minimizar os transtornos ao trânsito e à população. O equipamento foi comprado por R$ 16 mil da empresa Sondeq, através de pregão presencial.

Na terça-feira, 20, dois técnicos da Sondeq realizaram um treinamento teórico e pratico junto ao setor de operação e manutenção do Saae. “Nossa equipe já se encontra apta a operar o equipamento. Em breve estaremos utilizando-o em ligações residenciais que exijam a travessia da rua para execução e também demais serviços que a equipe julgar necessários”, comentou o presidente da autarquia, Antônio Eduardo Boretti.

Entre as vantagens da perfuratriz, ele citou menor movimentação do solo, instalação rápida e limpa, menor custo de recomposição do piso e mínimo impacto na superfície. O equipamento pode ser usado para execução de ramais domiciliares de água e gás e travessias sob rodovias, vias públicas, linhas férreas e jardins, bem como para a instalação de tubulações de água, gás, telecomunicações, drenos e demais tubulações.

Boretti explicou que a perfuratriz funciona perfurando e avançando adentro do terreno de forma autopropelida, compactando o mesmo e criando um túnel, por onde se instala a tubulação, que é arrastada imediatamente atrás da perfuratriz. “Normalmente alinha-se o equipamento em uma pequena vala de partida, onde podem ser corrigidas eventuais declividades do terreno, e lança-se até uma outra vala menor, por onde ele é retirado. Caso não se possa dispor de uma vala de saída, pode-se perfurar toda a trajetória desejada e acionar o mecanismo de reversão do equipamento, fazendo com que ele retorne ao ponto de partida. Sua velocidade de perfuração é da ordem de 10 metros por hora e trabalha em todos os tipos de solos que permitam ser compactados, inclusive com cascalho”, detalhou.

O presidente do Saae acrescentou que o método de perfuração unidirecional para instalação não destrutiva de tubulações tem sido utilizado com sucesso no mundo todo por mais de três décadas. Ele lembrou, inclusive, que para algumas empresas concessionárias de serviço de água e gás este método já é padrão, pois além de sua eficiência, as perfuratrizes oferecem uma instalação rápida, limpa e com mínimo transtorno ao tráfego e à população.

MOTOCOMPRESSOR

A autarquia também adquiriu junto à Workmaq – por R$ 32.500 – um conjunto motocompressor, responsável por alimentar com ar equipamentos como perfuratriz e rompedor. “Com apenas um compressor podemos utilizar diversas ferramentas pneumáticas. Sendo assim, poderemos adquirir no futuro outros equipamentos que facilitem o dia-a-dia dos nossos colaboradores, melhorem a qualidade e agilizem os serviços prestados pela autarquia”, frisou Boretti.

Ele afirmou que o Saae vem optando por ferramentas pneumáticas, pois seus serviços estão diretamente ligados à água. “Equipamentos elétricos aumentariam os riscos de acidentes de trabalho, já que a água é um excelente condutor elétrico. Os equipamentos pneumáticos não apresentam este risco. Outro beneficio importante é que, com o motocompressor e as ferramentas pneumáticas, poderemos trabalhar em lugares onde ainda não há energia elétrica”, apontou.

Fonte: Portal PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1708 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções