Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Junho de 2025
Notícia
08/06/2014 | SAAE entrega sistema de abastecimento de água potável para moradores do Rio Manso

Nem mesmo um dos lo­cais mais aprazíveis e bu­cólicos de toda a região, famoso por causa do rio que denomina a localidade, está livre dos efeitos da estiagem que afeta a maior parte das regiões sudeste e centro­-oeste do país. Segundo o vereador Décio da Rocha Carvalho (PSB), cerca de 30 poços secaram desde o começo do ano no bairro do Rio Manso.

A situação só não causa apreensão porque o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) tem feito elevados investimentos no local e anuncia para este domingo, 08, a inauguração oficial de uma rede de distribuição de água potável que garante abastecimento a cerca de 200 propriedades. Os es­tudos, iniciados em 2008, graças a uma mobilização dos moradores que teve papel decisivo do vereador, resultaram na perfuração de um poço artesiano, na aquisição de uma caixa de água com capacidade para armazenamento de 50 mil litros e a instalação da rede de distribuição, que será entregue oficialmente neste domingo.

Décio Carvalho lembra que foi dele o Projeto de Lei que permitiu ao SAAE levar os benefícios aos moradores. “É uma grande conquista para todos os moradores e que chega num momento muito oportuno diante de uma estiagem que promete ser muito severa”, consi­derou.

Segundo informou o SAAE, foram investidos cerca de R$ 100 mil no local. Para que o SAAE proceda com a ligação de água, o proprietá­rio de cada chácara deverá comparecer ao atendimento do SAAE para solicitar a li­gação, portando o CPF, RG e protocolo da Prefeitura contendo a numeração do seu imóvel, que deve ser obtido no Setor de Cadastro da Secretaria de Planeja­mento Urbano e Obras. O custo da ligação de água é de R$ 383,80. Desta forma todos os usuários pagarão a mesma tarifa dos demais moradores da cidade. Até agora 58 consumidores pe­diram ligação.

O poço possui uma pro­fundidade de 150 metros, o que lhe garante uma água de ótima qualidade. Sua capacidade de produção (é de 6,7 litros de água por segundo, aproximadamen­te 576 mililitros por dia. Ainda de acordo com a autarquia, a estiagem não preocupa. “O poço pode atender perfeitamente à demanda, pois no mo­mento ele não trabalha em sua capacidade total”. Sobre a caixa de água, a qual, o vereador acha que precisará ter ampliado seu volume de armazena­mento, o SAAE considera suficiente para atender até 600 moradores.

Cancha

Entre as atrações da pro­gramação prevista para a manhã deste domingo, destaque para a reinaugu­ração da cancha de bocha que passou por uma re­forma bastante criteriosa. A comunidade preparou uma grande festa para a inauguração de ambas as obras.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2877 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções