Será realizada na próxima quinta-feira, 16, a coleta de sangue de junho em Itapira. Os voluntários habituais, ou os que doarão pela primeira vez, poderão comparecer à sede do Lions Clube, à Rua Tereza lera Paoletti, 480, no período da manhã, para a doação. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com boa saúde e pesando no mínimo 50 kg. No dia da doação, devem estar descansadas e alimentadas, tendo em mãos um documento de identidade oficial com fotografia (preferencialmente o RG). Os fumantes não devem fumar até duas horas antes e duas horas depois da doação.
Em Itapira, a coleta de sangue é feita em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Hematologia da Unicamp e o Lions Clube local. Todo o material utilizado na coleta é descartável, e o procedimento não acarreta qualquer risco para o doador. Na doação, a pessoa é orientada e acompanhada por técnicos habilitados. Após 30 dias da doação, o doador recebe uma carteirinha, com os resultados dos diversos exames realizados no seu sangue. Se for observada qualquer anormalidade durante a triagem ou através dos exames, o doador será notificado e encaminhado para acompanhamento médico.
Após a coleta do dia 16 próximo, as próximas coletas do ano estão agendadas para os dias 18 de agosto, 19 de outubro e 22 de dezembro. "Contamos com a solidariedade dos doadores itapirenses, para que compareçam, e doem sangue. É um gesto que salva vidas, e extremamente seguro", destacou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. O sangue coletado é processado dentro de rigorosos critérios técnicos, separado em componentes e examinado em laboratório do Hemocentro da Unicamp, sendo depois distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos de Itapira e região, proporcionando segurança e tranqüilidade à população.