Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2024
Notícia
11/05/2013 | Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira e Grupo Gestor do Projeto de Turismo Regional visitam sítios históricos da Revolução de 32 no município de Itapira em nova parceria com jipeiros.

No sábado, 4, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira e membros do grupo gestor do projeto Caminhos da Baixa Mogiana, incluindo integrantes dos municípios vizinhos de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, realizaram uma visita monitorada a locais de grande importância na epopeia da Revolução de 1932. A ação surgiu a partir da Caminhada Fotográfica “Um olhar em 32”, promovida no início deste ano pelo SENAC e Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira.


Segundo o Secretario de Cultura Marcelo Iamarino, foram vários os relatos positivos sobre a caminhada fotográfica, o que fez com que o assunto chegasse ao grupo gestor do turismo. Com isso, houve grande interesse em refazer o trajeto para que todos pudessem conhecer um pouco mais sobre os possíveis atrativos turísticos históricos da região, ao mesmo tempo em que surgiu a ideia de revitalizar os pontos e torná-los aptos a receber turistas interessados em explorar e vivenciar a história, que de ainda está, de certa forma, presente nas edificações.


Na ultima reunião do grupo, realizada em 25 de abril, na Associação Comercial de Itapira, a gestora do projeto, Thalita de Padua Medeiros, do Escritório de São João da Boa Vista do SEBRAE-SP, lançou a proposta do grupo realizar uma atividade semelhante à feita inicialmente. A proposta levou em conta também a possibilidade de ter como monitor colaborador o historiador Rodrigo Ruiz.


Ao todo, participaram da missão aproximadamente 35 pessoas. “Na maioria dos testemunhos os participantes dividiram as expectativas superadas entre a questão da aventura ao andar de jipe, dos sentimentos revelados pela história de 32 e a preocupação com relação ao estado de conservação desses locais e, fato inclusive que chamou muita atenção dos jipeiros, ou seja, todos demonstraram um desejo mútuo de melhoria no setor, o que sem dúvidas é algo muito positivo, pois quanto maior o apoio e parcerias, mais facilidade temos em chegar ao objetivo final”, conclui Alexandre Oliveira.

O roteiro:

Eleutério/SP
* Casarão Frasseto
* Cadeia
* Estação
Sapucaí/MG
* Estação
* Igreja

Estrada Itapira-Mogi Mirim/SP
* Monumento Morro do Gravi

A missão contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, do Clube do Jipe de Itapira, do historiador Rodrigo Ruiz e da equipe da Revista Conceito.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1504 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções