Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Maio de 2024
Notícia
16/09/2013 | Semana de luta pelos direitos dos deficientes

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comdef, em parceria com o Senac, Prefeitura, a Rede Social Itapira e diversas entidades assistenciais e demais patrocinadores, realiza durante a próxima semana a 2ª Semana de Luta Pelos Direitos da Pessoa Com Deficiência. A abertura está definida para segunda-feira, 16, no Clube da Saudade, às 19h30.

 

Na oportunidade será discutido o tema ‘Acessibilidade na Arquitetura: Conceitos, Percursos e Inclusão e a palestrante será a professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, Núbia Bernardi. Segundo Rosângela Martucci, da direção do Comdef, houve uma preocupação em convidar profissionais das áreas de engenharia civil e de arquitetura para que prestigiem a abertura. “A questão da mobilidade, apesar dos avanços recentes, é um tema que ainda carece de uma grande discussão e envolver os profissionais que lidam com a construção civil significa avançar mais um passo nesta discussão”, enfatizou.

 
 
Logo após, quatro deficientes irão discorrer sobre suas experiências de vida e também sobre as dificuldades que encontram diante de suas limitações. Um dos palestrantes será Glauco Lauri, que também é um dos conselheiros, representando a Secretaria de Esportes e Lazer do Município, e que é deficiente visual. “Cada um vai falar sobre aquilo que é mais difícil em seu cotidiano. No meu caso, as principais dificuldades são em relação às calçadas”, adiantou Lauri. Em seguida, haverá uma mesa redonda de discussões sobre os problemas de infraestrutura e o como resolvê-los.
 
Na quinta-feira, 19, a partir das 13h30, a tarde será de lazer, confraternização e integração entre as pessoas com deficiência, no Centro Comércio e Indústria (Centrão). Todas as entidades assistenciais do município estarão presentes.
 
A programação termina no, 21, data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade haverá um evento na praça Bernardino de Campos, das 9h00 às 12h00, com apresentações culturais. Uma dinâmica com os presentes mostrará de modo direto as dificuldades que cada deficiente encontra. “Nós queremos que as pessoas possam sentir o que cada deficiente passa e dêem valor em suas vidas”, concluiu Lauri.
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2098 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções