Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Abril de 2024
Notícia
13/06/2015 | Uipa dá largada neste sábado para processo de castração coletiva de cães

A equipe gestora da UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) anuncia a realização neste sábado da primeira etapa de um processo de castração de cães idealizado numa parceria com a Prefeitura. O resultado final deverá ser a castração de 120 animais até o final deste mês e que irá consumir recursos cerca de R$ 15 mil repassados pelo município.


 
A diretora-presidente da UIPA, Vivian Guerreiro, informou que na manhã deste sábado, na sede da ONG, no Jardim Raquel, uma equipe de veterinários de uma outra ONG, denominada Celebridade Vira Lata, que segundo explicou Vivian, teve indicação do Instituto Luisa Mell, mantido por Luísa Mell, uma das apresentadoras do pprograma dominical Mundo Pet, a partir das 9h00 no SBT, e famosa por sua atuação na defesa do bem estar dos animais.

 
Luísa Mell fez comentários elogiosos em seu programa pela iniciativa do prefeito José Natalino Paganini (PSDB) em enviar para a Câmara o projeto de lei que pune maus tratos aos animais que foi recentemente aprovado. Por meio de sua assessoria, Luísa teria feito contato com a UIPA para se informar melhor a respeito do trabalho realizado pela ONG e se colocado a disposição para ajudar neste plano de castração que prevê a esterilização de 120 cães, com prioridade para fêmeas.

Vivian esclareceu ainda que por determinação estatutária, a UIPA só pode realizar doação de cães castrados e esta situação estaria gerando um impasse devido ao fato da entidade já ter promovido desde a reestruturação desencadeada a partir do ano passado, quando foi determinada intervenção pela Prefeitura no processo de gestão da UIPA, a doação de pelo menos 60 cães. A entidade esclarece que no total foram 112 animais doados em 2014, parte já foi castrada, mais 60 serão castrados com este recurso. “O restante estamos castrando mensalmente, aos poucos. Desde o início de 2015, quando já possuímos uma estrutura um pouco melhor, cães adultos somente saem da UIPA castrados e os filhotes doados são chamados para a castração assim que possível. Cabe ressaltar que todos são animais que vieram das ruas ou vítimas de maus tratos. Estes que serão castrados hoje são animais que ainda vivem no abrigo,mas são adequados e disponíveis para adoção”, esclareceu Vivian.

Estes que serão castrados hoje não integram o lote dos animais já entregues para famílias, mas poderão integrar esforços futuros para que atraiam eventuais interessados. Para dar provimento ao processo de castração aos animais já em poder de famílias que os adotaram, haverá um processo conhecido por anamnese, que consiste numa avaliação geral do estado de saúde e cuidados destes animais, além de uma conversa - uma espécie de palestra - com os atuais proprietários sobre os cuidados pós e pré-operatórios. Esta etapa foi agendada para ocorrer no dia 28 deste mes, em local ainda a ser confirmado. O processo de castração propriamente dito será realizado em 11 de julho, também em local a ser anunciado.

Aterro sanitário

Os outro 40 cães que serão castrados têm uma história mais curiosa e preocupante do ponto de vista sanitário. Vivian relatou que é comum o fato de pessoas abandonarem cães nas imediações do aterro sanitário. “No ano passado, numa única incursão que realizamos ao local, trouxemos para a sede da UIPA mais de 20 filhotes”, relatou. A constatação fez com que a equipe gestora da entidade colocasse o local como ponto prioritário de um esquema de castração. Ela disse que não tem uma informação segura de quantos cachorros habitam o local, mas estima que são mais do que os 40 que serão literalmente ‘laçados’ para serem castrados.

Esta operação, segundo a dirigente, será mais complexa do ponto de vista logístico. “Evidentemente que são animais que já adquiriram comportamento de matilha, ou seja, deverão apresentar resistência à presença das pessoas. Mas estamos determinados a dar uma solução ao problema que passa pelo processo de castração e de conscientização das pessoas para que abandonem a iniciativa de usar o local como depósito de cães. Além disso, com a nova Lei Municipal, se a pessoa que abandona os animais pode ser multada imediatamente e enquadrada no crime de maus tratos”, asseverou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1354 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções