Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
27/01/2015 | Cosplay, um hobby que pode virar profissão

Mariana Pinheiro, 18 anos, nem imaginava que um simples hobby pudesse se tornar uma profissão. Há cerca de um ano e meio, quando sofreu problemas com síndrome de pânico e devido ao bullyng so­frido na escola, decidiu ocupar seu tempo com um curso de maquiagem no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Aquele seria o ponto de partida para uma nova etapa na vida da jovem.

“Comecei fazendo um cur­so de maquiagem no Senac em 2013, quando estava em tratamento de saúde, tive síndrome do pânico e devido ao bullyng na escola fiquei em casa sem ir estudar e minha mãe encontrou esse curso no Senac e me matriculei”, lembra. “Tive muita sorte, uma pessoa que ganhou bolsa, desistiu e eu ganhei a bolsa. Fiz o curso e comecei a fazer maquiagens nos salões. Depois disso, quando voltei a estudar, conheci um pessoal que gosta de animes e mangás, e uma amiga me chamou para ir a um evento de cosplay, então resolvi fazer um cosplay”.

Os problemas foram fican­do para trás, Mariana passou a criar novos personagens e, com apoio dos pais, pôde criar cada um deles. Hoje, total­mente ambientada no circuito, faz do passatempo uma forma de rever amigos e se divertir. “Gosto de ir nesses eventos para ver amigos de outras cidades”, conta. Sobre cada personagem explica como define o que irá usar. “Para fazer um cosplay, a pessoa escolhe um personagem de anime, filme ou série, faz a roupa, deixando mais parecido possível, usa perucas, lentes, maquiagem. Ou pode criar um personagem original”.

Embora ainda não tenha rendimentos com seus per­sonagens, Mariana acredita que esse seja o caminho. “Não recebo para ir aos eventos, apenas gosto de ir, as roupas são pagas pelos meus pais, mas estou pensando em trabalhar em festas infantis, utilizando o cosplay da Elsa, do filme Frozen”, adianta. ”Também faço maquiagens artísticas, aprendi sozinha a fazer e não tem muitos maquiadores na cidade que podem fazer isso, então alguns me chamam pra fazer”.

Mariana busca na ima­ginação e na criatividade os personagens que usa. “Até agora eu fiz quatro persona­gens, a MisaAmane, do anime Death Note;a Titã Fêmea, do Shingeki no Kyojin; a Elsa,do Frozen,e Jewelry Bonney, do OnePiece. A maioria é de animes japoneses. Mas eu gostei mais de fazer a Bonney e a Misa, tanto que até hoje sou reconhecida como Misa nos eventos”.

Atualmente Mariana vol­tou aos estudos e este ano irá cursar o 3º ano do Ensino Médio no Objetivo. Os estu­dos, porém, serão conciliados com o hobby que está, aos poucos, virando profissão.

Cosplay

Cosplay é a ab reviação de costume play ou ainda de costume que pode traduzir­-se por representação dea caráter, disfarce ou fantasia utilizado por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum per­sonagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, man­gás, comics, videojogos, ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantesdes­sa atividade são conhecidos como cosplayers.

Os primeiros eventos sig­nificativos de anime em São Paulo que abriram espaço para o cosplay, foram a Man­gáCon e AnimeCon, sendo este segundo o evento mais importante de sua época. Ainda nesse período, os sites Arquivo Cosplay Brasil e Cos­playPartyBr foram alguns dos pioneiros a tratar do assunto no Brasil. Em 2002 ambos se uniram, formando o Cosplay Brasil, que reúne a maior comunidade brasileira de praticantes e simpatizantes do cosplay.

Atualmente, o Anime Frien­ds, organizado pela Yamato Comunicações e Eventos, é o maior evento do Brasil, com inúmeras categorias e con­cursos diferentes de cosplay. Anime Dreams, o segundo maior, com mais de 800 inscri­tos num só evento em 2007. A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC - Ya­mato CosplayCup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país. São 26 competidores selecionados que disputam a competição nacional em julho, destes os três primeiros colocados par­ticipam de uma etapa uma internacional em janeiro, que logo em sua primeira edição em 2008 teve seletivas no México, Chile, Argentina e Paraguai. Nestas seletivas em outros países participa­ram mais de 200 cosplayers interessados em competir na final realizada no Brasil. Nas seletivas nacionais, realiza­das em aproximadamente 20 eventos, foram mais de dois mil competidores.

 

Mariana encarnando aTitã Fêmea, do Shingeki, no Kyojin

 

Cosplay da MisaAmane, do anime Death Note

Personagem Jewelry Bonney, do OnePiece

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1003 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções