Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Novembro de 2021
Notícia
18/11/2011 | Lutas e histórias dos negros de Itapira estão em mostra no Museu

Permanece aberta até o dia 25, sexta-feira, no Museu Municipal Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira, a exposição “Joaquim Firmino: Consciência Negra no Século XIX”. A mostra traz relatos da época da escravatura, fotos de personagens históricos e peças do período, como instrumentos de aprisionamento e castigo de negros e materiais produzidos pelos escravos das fazendas locais.

Com a exposição deste rico material histórico, a mostra, que homenageia o delegado Joaquim Firmino, um dos mártires da abolição, transforma-se, na prática, em um panorama amplo sobre as lutas e as histórias dos negros itapirenses. Grandes personagens da cultura popular também são apresentados, como o músico itapirense Henricão, que se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira.

A exposição faz parte do ciclo de eventos programado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira, com apoio das entidades representativas da cultura negra itapirense, para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Dentro ciclo também acontece neste sábado, 19, na praça Bernardino de Campos, uma série de apresentações artístico-culturais a partir das 10 horas.

Fonte: Portal PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

744 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2021 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções