Esta foi uma semana totalmente atípica com relação ao clima. Uma frente fria súbita desencadeada pelo deslocamento de uma massa de ar polar a partir do continente Antártico derrubou as temperaturas aos níveis mais baixos deste ano, coincidindo com o início da Primavera. Marcelo Schneider, meterelogista do Instituto Nacional de Metereologia (INMET) órgão do Ministério do Trabalho que mantém na cidade uma mini-estação metereológica já havia antecipado para o Portal Cidade de Itapira no dia 18 de setembro último que a chegada das chuvas depois de 62 dias de estiagem a partir de quarta-feira, dia 19, seria precedida de muitos ventos e logo em seguida havia possibilidade do registro de temperaturas típicas de inverno.
Conforme relatório enviado pelo órgão ao jornal A Cidade, “A forte massa de ar polar perde suas características muito lentamente até domingo. Em Campos do Jordão a temperatura mínima foi de 1,2ºC, mas não houve registro de geada. De sexta-feira a domingo os ventos de sudeste continuam fortes e ainda trazem bastante nebulosidade ao estado. O sol aparece entre muitas nuvens, exceto no norte onde não ocorre nebulosidade significativa, portanto haverá névoa seca à tarde. A partir de segunda-feira haverá predomínio de sol, o vento diminui de intensidade e as temperaturas aumentam”.
Desde sábado passado as temperaturas vinha tendo um declínio paulatino, depois de ter chegado a 35,5 graus positivos na madrugada do dia 19. No sábado a máxima foi de 25.1 e a mínima de 15.6. No domingo 28.9 de máxima e 13,1 de mínima. Na segunda 24.2 e 18.1. Terça, 24.6 e 17.7. Quarta, 19,0 de máxima e 11.2 de mínima. Quinta feira, 22,5 de máxima e 6,5 de mínima( registrada às 5h00 ). Na sexta-feira 22,7 e 8,4 de mínima.
Como efeito, o que se viu nas ruas foi um desfile de inverno em plena primavera. Assustada com o frio , a população cuidou de se agasalhar.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.