Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
15/11/2014 | Aventureiros já têm tudo planejado para viagem ao Sul do planeta

  

Equipamentos para enfrentar o frio estão entre os itens que os aventureiros irão levar

Motos carregarão até mesmo equipamentos para primeiros socorros

 

“Viajar de motocicleta é diferente, você sente o vento forte, tem o sol ou a chuva, pode fazer muito calor ou muito frio, não existe nada entre você e o que lhe cerca”, assim o cirurgião-dentista Júlio Luiz Recchia classifica a aventura que irá iniciar no sábado, 15, juntamente com o colega de profissão de aventura, Fernando Trigo Martins. E exatamente isso, que assusta as pessoas que não são motociclistas, é o que atrai as pessoas que gostam de viajar sobre duas rodas: a sensação de liber­dade, o contato direto com a natureza e o gosto pela aventura.

Ambos partem este mês para nova aventura. Desta vez o destino é mais distante e fica bem perto da Antár­tida. A viagem da vez terá cerca de 14 mil quilômetros e começa no dia 15 deste mês tendo como principal destino Ushuaia, a cidade mais ao sul de todo o planeta, localizada na Argentina, em uma ilha chamada Tierra del Fuego, e separada da Antártida somente pelo Estreito de Drake.

A viagem será feita em motocicletas. Recchia com uma BMW F800 GS e Trigo Martins com uma BMW GS 650. Na bagagem, além do necessário para a sobrevi­vência em locais de difícil acesso, muito planejamento. “Quando se vai fazer uma viagem para um lugar dis­tante e frio como a que va­mos fazer, planejamento é fundamental e pode fazer a diferença entre uma viagem prazerosa ou desastrada”, explica Recchia.

“Poderíamos dividir o planejamento da seguinte forma, ferramen­tas para a moto e peças so­bressalentes, documentos como passaporte, carteira internacional de habilitação, seguro da moto e seguro obrigatório dos veículos para os países que vamos passar, plano de saúde para o exterior e vacinas em dia. Tem que ir na viagem uma pequena farmácia também com analgésico, antinflama­torio, antibiótico, antialérgi­co, pomadas, remédios para combater diarreia, enjoo, protetor solar, labial, além disso levamos um pequeno estojo com instrumental para pequenas intervenções como uma sutura, por exemplo”.

Outra parte muito impor­tante é a relativa à proteção contra o frio e a chuva, via­jando de motocicleta, ter uma boa roupa que aqueça é fundamental e uma boa capa impermeável é indis­pensável, ainda mais quando a temperatura pode chegar a zero ou a números ainda mais baixos. “Levaremos também saco de dormir e uma pequena barraca para alguma emergência”, lembra. “É imprescindível ter bons mapas, GPS e planejar as paradas em cidades previa­mente pesquisadas, de pre­ferência deixando reservas feitas com antecedência em alguma pousada na cidade de destino, pois isso facilita bastante, afinal depois de um dia inteiro pilotando ficar procurando pouso é muito estressante”.

 Basicamente, são esses os itens principais que os dois aventureiros devem ter para viajar com segurança, planejando tudo com ante­cedência. “Quando chega o dia da partida, você está tranquilo e só quer sentir o vento, ver a estrada es­cancarada à sua frente e viajar”, frisa Recchia. “Ah, não dispensamos também um pouco de ‘suerte’, como dizem los hermanos”.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1364 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções