Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
15/11/2014 | Cândido de Moura lança livro produzido pelos alunos

Na tarde da última quarta-feira, a Escola Estadual Professor Cân­dido de Moura realizou o lançamento e a tarde de autógrafos do livro Leitu­ra e Criação, elaborado pelos alunos do Ensino Fundamental, Ensino Mé­dio e do EJA (Educação para Jovens e Adultos). A organização ficou sob a responsabilidade dos professores de Português e Inglês e acompanha­mento da equipe gestora da escola.

Conforme explicaram Valéria Bueno, professora de Português, e Lucila Tra­ni, professora de Inglês, a criação do livro faz parte do projeto Mobilização da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, que visa envolver os alunos em tarefas interdisciplinares e diferenciadas para de­senvolver a capacidade de leitura e escrita. “Em cada série foram produzidos trabalhos de pesquisa e escrita de acordo com o gênero textual pertinente ao currículo do estado”, explicou Valéria. “A 5ª, 6ª e 7ª trabalhou contos e do 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio foram elaborados artigos de opinião, tudo dentro da disciplina de português. Já as charges e quadri­nhos foram trabalhados na matéria de inglês”, complementou Lucila.

Em aproximadamente três meses, através do trabalho em sala, pesqui­sas extras e muita leitura, os alunos compreende­ram as características de cada gênero e então elaboraram seus próprios textos. Em seguida, foi feita uma seleção com os 80 melhores trabalhos que vieram a compor o livro. Ao mesmo tempo, um concurso de desenho para a capa do trabalho também foi promovido. “É um trabalho conectado com o que vinha sendo elaborado e destacou a importância da leitura para o desenvolvimento dos jovens”, salientou a professora de Português.

Sobre o engajamento dos alunos, Lucila e Valéria afirmaram que todos se envolveram e participa­ram ativamente, de modo produtivo e positivo. “É algo que muda a rotina da escola e todos aceitaram”, afirmaram. Um exemplar do livro estará disponível para consulta na Sala de Leitura do Cândido de Moura e os familiares poderão vê-lo na próxima reunião de pais e mestres. Valéria também adiantou que a escola deve dar continuidade ao projeto, com meta de publicação de um livro por ano.

O projeto Mobilização envolve todas as disci­plinas trabalhadas nas escolas estaduais e no fim deste mês, a Dire­toria de Ensino de Mogi Mirim realiza um fórum onde serão expostos todos os trabalhos elaborados no segundo semestre de cada escola. No caso do Cândido de Moura, serão levados o livro, maquetes e apresentações artísticas e culturais. “O objetivo é mostrar tudo o que acon­tece nas escolas públicas e o trabalho realizado em cada uma das disci­plinas. Ao juntar tudo fica evidenciado o que de bom cada uma realiza”, finalizou Valéria Bueno.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

585 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções