Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
03/10/2014 | Celebração dos 60 anos de formatura de ex-alunos do IEESO fica para novembro

Um encontro realizado na residência de Maria Eny Frasseto Passarela, na terça-feira, 23, definiu a realização da celebração que vem sendo organi­zada por remanescentes da turma de 1954, que se formou no antigo Institu­to de Educação Estadual Elvira Santos de Oliveira. Participaram do encontro, além da anfitriã, Elizete Baptista Sanchez, Leonor Corazza Sartorelli, Maria de Lourdes Levatti Piva, Nynpha de Freitas Bosso e José de Oliveira Barret­to Sobrinho. Este último foi quem pediu para que fosse alterada a progra­mação inicial que previa uma missa e um jantar de confraternização para meados de outubro.

Como terá que parti­cipar de uma competição esportiva sênior neste pe­ríodo, Barretto pediu para que fosse estudada uma outra data. Segundo ele, oficiosamente o evento foi agendadopara o feriado de 15 de novembro. A comissão organizadora está tentando agendar uma missa na Igreja Matriz de São Benedito e para isso vai negociar com o pároco Ademir Bernadelli a possibilidade da missa iniciar-se às 19h30 e não às 16h00 como ocorre frequentemente. “Isto tudo ainda está sendo negociado e por isso preferimos agir com cautela antes de dar como sendo oficial”, disse Barreto.

Enquanto isso estão sen­do tomadas providências para detectar aqueles que ainda estão vivos. De posse de fotografias e documen­tos da época a comissão já identificou 18 pessoas de uma turma que tinha 51 formandos entre quem concluiu o Normal e o Cien­tífico. No curso Normal, que formava professores, havia somente quatro homens: Barretto; Valter Riciluc­ca, atual presidente do Círcolo Ítalo Braziliano; Clóvis Pansani e Benedito Tavares, os dois últimos já falecidos. Ainda segundo o professor Barretto, alguns que se mudaram de Itapi­ra já foram contatados e ficaram entusiasmados com a iniciativa, prome­tendo ajudar na localiza­ção de outros colegas. “É um trabalho que requer muita paciência, disposi­ção e disponibilidade de tempo. Tenho certeza de que teremos um evento memorável”, acredita.

A turma do quarto centenário ,como eram conhecidos os formandos de 1954, teve como para­ninfo o ex-prefeito Caetano Munhoz, que conseguiu trazer durante sua gestão o primeiro ginásio estadual para a cidade. Era profes­sora da turma sua esposa, a professora Wilma Toledo Barros Munhoz. A forma­tura foi realizada, segundo os próprios ex-alunos, em 18 de dezembro de 1954.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

926 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções