O início das instalações do UNIPARK na rua Vitorio Coppos costuma ser entendida como a senha de que a Festa de S.Benedito está se aproximando. Desde a tarde de quinta-feira a estrutura do tobogã do Parque começou a tomar forma. O Jornal A Cidade apurou que do ponto de vista religioso a celebração está a todo vapor.
Padre Ademir Bernadelli vai gerenciar a realização da Festa pelo segundo ano consecutivo. Recém empossado como Pároco no ano passado, ele admite que a partir deste ano irá imprimir um estilo mais pessoal. “ Cada padre tem sua visão particular do evento. Eu, de minha parte, estou realizando um trabalho para sedimentar a religiosidade do povo”, destacou. Ele promete bastante novidades para este ano, revelando, por exemplo, que vai investir em atrações folclóricas como a Congada, revitalizando a tradição, anunciando , inclusive, a presença de grupos de Moçambique, país da costa leste da África.
Uma grande mudança deverá ocorrer no trajeto, revitalizado para oferecer mais conforto aos participantes. “ Antes ficava quase que impossível a passagem até do carro de som. Todo mundo ficava espremido. É preciso que as pessoas tenham condições de rezar e não fazer uma caminhada cheia de aperto”, considerou. Ele ainda fez outra revelação. Aquele mar de andores com diversos santos estará fora dos planos da festa deste ano. “ A festa tem que ser focado no padroeiro principal. Não vejo sentido na manifestação de outros santos. Talvez seja algo pertinente por exemplo na festa da Padroeira da cidade ( Nossa Senhora da Penha)”, opinou.
Durante o trajeto da procissão, Padre Ademir pretende instalar “estandartes” que representem setores específicos da comunidade, como a população negra, jovens, idosos e outros segmentos, para acentuar seu aspecto religioso e popular. “ São segmentos que influenciam a realização da festa e como tal merecem uma menção especial”, defendeu. Padre Ademir disse ainda que nos últimos dias tem tido uma agenda recheada de encontros com a comunidade, tudo para que a Festa seja realizada da melhor maneira possível.
Indagado se atuava em sintonia com a Prefeitura, disse que também tem tido entendimentos com os Poderes Públicos Municipais e que se preocupa em separar os aspectos religiosos e organizacionais da festa no que tange a seus atrativos comerciais. “Eu cuido da questão religiosa somente. Tudo mais é de competência da Prefeitura”, acrescentou.
Padre Ademir: preparativos acelerados