Uma delegação da entidade do Jovem em Ação prestigiou no dia 11 de abril o V Encontro Nacional da Federação Brasileira das Associações Socioeducacionais dos Adolescentes (FEBRAEDA), realizada na sede do órgão, em São Bernardo do Campo. O encontro foi realizado em dois dias consecutivos, mas a representação itapirense preferiu participar de um de um painel de discussões realizado no dia 11 , quinta-feira, que contou com a participação do Deputado Federal João Dado (PDT-SP).
Representaram o Jovem em Ação a psicóloga Eliseia Stringueti Lamari, a coordenadora Pedagógica Fabiele Dorta , a responsável pelo setor de Recursos Humanos Ana Catarina Nonato e a assistente social Tatiana Pugina. Eliséia disse que o foco de interesse da participação da entidade no referido encontro era atualizar-se sobre os desdobramentos de uma mobilização em nível do Congresso Nacional para a flexibilização da Legislação que cuida da inserção de menores de idade no mercado de trabalho.
Eliseia explicou que existe formada uma frente parlamentar que abriga mais de cem congressistas que está discutindo com o Ministério do Trabalho um leque de possíveis alterações. “ A discussão está centrada em aliar a proteção social pretendida pelo governo à realidade do mercado de trabalho. Da forma como a Legislação atual engessa o relacionamento entre empregadores e os aprendizes, cada vez menos os empresários se sentem atraídos pela contratação deste tipo de mão de obra. É uma discussão que ainda tem um longo caminho pela frente, mas que, felizmente, já está inserida dentro das preocupações de nossa autoridade.
O Deputado João Dado que vem atuando como espécie de porta voz deste movimento assegurou que existe um compromisso do governo em rever alguns tópicos mais polêmicos. É isso que esperamos”, afirmou.
Comitiva itapirense avistou-se com O Deputado João Dado (direita) no encontro da Febraeda