REUNIÃO DO CIRCOLO ITALO BRASILIANO DI ITAPIRA COM PARTIDO DEMOCRATA ITALIANO EM SÃO PAULO

O Circolo Italo Brasiliano di Itapira foi convidado para uma reunião ocorrida no domingo, 14, em São Paulo, assim como a ADEIB – Associação das Entidades Italo Brasilianas, que tem Itapira como sede, representando mais de 29 circolos da região, para receber os agradecimentos pelo apoio a partir dos esclarecimentos e votos dos associados e descendentes de italianos com cidadania italiana na última eleição ocorrida em junho passado.Com o apoio da ADEIB e dos circolos, o PD – Partido Democrata - reelegeu o deputado Fabio Porta para representar os descendentes italianos residentes no Brasil e nos países latino-americanos, obtendo 17.221 votos na eleição anterior e agora 32.308, assim como foram eleitos mais um senador e uma deputada ítalo-brasileiros, quando antes esse cenário era dominado pela Argentina, que elegia mais representantes.
Durante a reunião, os dirigentes do PD destacaram a força do apoio promovido pelos representantes dos Circolos com seus associados, tendo-se na oportunidade o reconhecimento e o agradecimento dos eleitos aos trabalhos executados. A reunião também foi aproveitada para tratar das necessidades das comunidades ítalo-brasileiras, uma vez que esteve presente o representante maior do Partido Democrata Italiano, Eugenio Marino, vindo de Roma. Dentre vários pontos abordados, destacam-se a importância às filas que se formaram no Consulado e Embaixada Italiana no Brasil para a obtenção da cidadania italiana, pleiteado ações no Governo Italiano para agilizar os processos que desde 2004 se acumulam, a busca da maior integração e informação da parte política dos ítalo brasilianos com explanações do projeto do PD e das ações adotadas.
A Itália hoje busca como pontos maiores a Descontinuidade, a Renovação e a Abertura em suas ações políticas e de governo. A força e apoio dos jovens nos circolos e em outras associações foi ponto forte do debate. Foi destacado que o Brasil é hoje uma grande oportunidade de mercado à Itália, que vem sofrendo com a crise da Europa, por conta da grande comunidade de ítalo brasilianos existente e do reconhecimento dos direitos na obtenção da cidadania e outros. Afinal, a FIAT Automóveis do Brasil é hoje maior que sua matriz na Itália vendendo veículos no Brasil e grande parte à enorme população de descendentes italianos que vivem no país e perguntado ao representante italiano: “por que não tiveram sucesso igual no Japão?”
O Circolo Italo Brasiliano de Itapira esteve representado pelo seu presidente Walter Ricciluca e o diretor Belarmino Peres Júnior, os quais representaram os descendentes de italianos do município, com 203 votantes e a região representada pela ADEIB com outros 2872 eleitores.
Após anos de abertura da representatividade política fora da Itália aos países latino-americanos, o Brasil através de sua comunidade italiana elegeu um senador e dois deputados junto ao Parlamento da República Italiana graças ao apoio recebido dos circolos, fato que permitirá cobrar oportunidade de pleitos para a comunidade.