As expectativas referentes ao número de participantes e interação de público na VIII Conferência Municipal de Assistência Social foram superadas. Essa é a avaliação do Conselho Municipal de Assistência Social e da Secretaria de Promoção Social, que realizaram o evento na quinta-feira, 14, no anfiteatro da Guarda Mirim-Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente), com o apoio da Secretaria de Saúde.
"Na última edição da Conferência, em 2009, registramos a presença de 45 pessoas, mas neste ano foram 85, incluindo representantes das Secretarias de Promoção Social de Amparo, Lindóia, Águas de Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Serra Negra", comparou a diretora de Promoção Social, Regina Ramil Marella. Ela frisou que o público foi composto por representantes de todas as entidades assistenciais do município, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, representantes da sociedade civil e membros dos Conselhos de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A diretora comentou que, por se tratar de um evento técnico e específico, a Conferência ainda não consegue atrair um número maior de munícipes, problema que ocorre em todas as cidades em que é promovida, mas ressalvou que na quinta-feira foi possível constatar que em Itapira essa mentalidade está mudando, trazendo perspectivas muito otimistas para a próxima edição do encontro, feito a cada dois anos. "É muito importante que toda a sociedade passe a participar mais da Conferência", asseverou Regina, que na oportunidade fez uma explanação sobre o funcionamento e a estrutura da Secretaria de Promoção Social.
A Conferência foi aberta pelo secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, e pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Stivalli. Eles compuseram a mesa que comandou os trabalhos, ao lado de Regina, do prefeito Toninho Bellini, do presidente da Câmara, Manoel de Alvário Marques Filho, e dos presidentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Guarda Mirim-Aipa, respectivamente Tiago Fontolan e Ederaldo Miquilini.
DISCURSOS
O prefeito Toninho Bellini proferiu um discurso na oportunidade, no qual enfatizou a relevância do evento e listou as várias realizações da Administração Municipal no segmento da Promoção Social. Ele informou ainda que a Prefeitura iniciou um processo licitatório para a aquisição de um veículo de sete lugares, que será destinado à viabilização de um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) itinerante, para o atendimento dos moradores do Istor Luppi e dos bairros rurais do município.
Glauco Lauri, funcionário da SEL (Secretaria de Esportes e Lazer), discorreu sobre como supera diariamente os obstáculos impostos por sua deficiência visual e relacionou essa luta aos desafios enfrentados pelas assistentes sociais, ressaltando que elas precisam ter sempre acesa a chama da esperança para lidarem com os casos difíceis e tristes que encaram em sua profissão. Ele entregou uma rosa a Regina para homenagear as assistentes e, juntamente com a palestrante do evento, Marta Coelho de Souza, recebeu uma lembrança oferecida pelos usuários do Cras.
Marta, que é mestre em Assistência Social e atua como professora da Faculdade Santa Lúcia, de Mogi Mirim, enfocou o tema "Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar Seus Trabalhadores" e forneceu subsídios para os debates promovidos pelos participantes, que foram divididos em quatro grupos para a análise dos subtemas abordados.
PROPOSTAS
A partir dessas discussões, foram definidas as propostas que serão enviadas à Comissão Regional das Conferências de Assistência Social, em São João da Boa Vista: fortalecer a rede socioassistencial por segmento, com criação de banco de dados; propor atendimento direcionado a adolescentes de 12 a 15 anos, revendo também critérios de inclusão dos adolescentes nas entidades que preparam para o mercado de trabalho; criar estratégias de adesão dos usuários nas Conferências da Assistência Social, revendo sempre as propostas que foram efetivadas na conferência anterior; valorizar os trabalhadores do Suas através de capacitações, plano de cargos e carreira; e identificar e diagnosticar a população que não á absorvida pelas políticas públicas.
"Esses tópicos serão estudados pela Comissão Regional, que irá elaborar, a partir das listas enviadas pelas Conferências de todas as cidades da Região, uma lista a ser remetida para a Comissão Estadual, em São Paulo", explicou a diretora de Promoção Social. Ela lembrou ainda que também foram eleitos os delegados que representarão Itapira na Conferência Regional, com data e local ainda a serem definidos. Os escolhidos são Danuza Cristina França Ferraz e Rogério Bosso, ambos representantes da sociedade civil.
Ao final, todos os participantes preencheram fichas de avaliação. "A grande maioria avaliou o evento como bom ou ótimo, o que nos deixou muito felizes. Além disso, a palestrante Marta elogiou a estrutura da Promoção Social de Itapira e observou que, de todas as cidades nas quais ela participou da Conferência até agora, somente aqui o prefeito esteve presente, valorizando ainda mais a iniciativa", salientou Regina.