
Grupo de crianças que participou dos festejos deste final de ano
Irmã Edite e Débora: foco na essência do Natal
Um trabalho pedagógico desenvolvido no Lar São José neste segundo semestre culminou com a apresentação neste final de ano de uma peça teatral intitulada “Fonte de Luz”, elaborada a partir das atividades religiosas levadas em sala de aula para as cerca de 110 crianças de seis a 15 anos que frequentam a entidade e que apresentou uma visão humanizada de Jesus Cristo. A referida peça mobilizou em torno de 17 pessoas, a maioria delas adolescente. Foi exibida pela primeira vez ao público interno na quarta-feira dia 10. Compareceram as religiosas da ordem de Nossa Senhora do Calvário (responsáveis pela gestão do Lar), pais, familiares e a maioria das crianças atendidas, e até vizinhos.
Uma outra apresentação foi levada na manhã de sábado, 13, no anfiteatro da escola estadual Elvira Santos de Oliveira, para a comunidade em geral. “Foi muito lindo, muito emocionante, comovente eu diria”, afirmou a educadora Débora Sargentelli, uma das pessoas que estiveram a frente da iniciativa. Ela lembrou da participação das irmãs calvarianas no processo de incentivo a este tipo de atividade, destacando o trabalho da religiosa Irmã Ivone, a qual, antes de vir atender no Lar São José já era dona de uma grande vivência ecumênica em outras cidades.
Outra religiosa, Irmã Edite Casanova, diretora do Lar São José, contou que foi criada uma grande expectativa em torno da peça e falou também de como sua apresentação mobilizou a entidade. “Só temos a agradecer ao empenho de todas as pessoas que nos ajudaram a deixar esta mensagem tão dignificante sobre a vinda de Cristo ao mundo”, elogiou. “De uma forma bastante simples e didática, mostramos a transfiguração do Cristo nas próprias crianças da nossa sociedade na esperança que que Ele traga a paz para toda humanidade”.
Débora explicou ainda que ao longo do ano nas aulas de religião tanto as crianças como os adolescentes aprendem esta visão desmistificadora do Cristo, aquela de mostrar o Natal não como o evento consumista em que se transformou, mas portador da mensagem do renascimento. “Nossas crianças demonstram uma grande sensibilidade aos fatos natalinos exatamente porque trabalhamos esta visão do sagrado. Mostramos aimportância da Paz de Cristo como caminho a ser seguido”, acrescentou.
O nascimento do Menino Jesus, reeditado em encenação realizada pelo público acolhido no Lar São José