Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
15/02/2015 | Estâncias turísticas anunciam Carnaval mais comedido para este ano

O ano de 2015 defini­tivamente será lembrado por foliões de toda a região como aquele em que o Carnaval popular mudou de cara. O cancelamento prévio de desfiles e outras atrações de cunho popular em várias cidades, como foi o caso de Itapira, aca­bou respingando naquelas outras onde a festa é tradi­cionalmente chamariz de foliões de todo o Estado de São Paulo, como as cidades que integram o Circuito das Águas.

Monte Alegre do Sul decidiu cancelar os fes­tejos sob argumento de que a cidade dificilmente comportaria um públi­co superior àquele que normalmente aflui à es­tância hidromineral. No entendimento do prefeito Carlos Alberto Aparecido de Aguiar (PCdoB), o can­celamento do Carnaval em várias cidades da região fatalmente iria atrair o foco das atenções para sua cidade. Ele chegou a cancelar uma apresentação da Banda do Nheco que ocorreria na segunda-feira de Carnaval. Por intermé­dio de sua assessoria de Comunicação, Aguiar disse que lamentou profunda­mente o cancelamento do desfile, afirmando que para a comunidade local a apresentação dos ita­pirenses é uma questão de honra. “Sempre nego­ciamos a participação da Banda do Nheco com muita antecedência porque é uma exigência dos nossos munícipes”, elogiou.

Águas de Lindoia , outra cidade da região que cos­tuma levar o Nheco para alegrar seus foliões – o bloco se apresenta neste domingo a partir das 20h30 como uma das principais atrações - não cancelou o Carnaval, mas fez remo­delações com relação ao ano anterior, sendo a prin­cipal delas o término das atividades até meia-noite. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia, a prin­cipal alteração refere-se ao cancelamento dos trios elétricos, que geralmente varavam a madrugada. Uma fonte consultada junto ao setor hoteleiro da cidade comentou que esta medida era uma exigência da rede hoteleira, por causa de reclamações de hóspedes. Para itapirenses que qui­serem arriscar uma visi­ta, a programação oficial prevê neste sábado, 14, o desfile fica por conta do Bloco dos Hotéis a partir das 21h00. Amanhã, 15, a atração principal será a Banda do Nheco. Na segunda-feira, 16, será a vez da Escola de Samba Dragão Imperial de Serra Negra se apresentar a partir das 20h00. Para encerrar o carnaval lindoiense na terça-feira, 17, o som do DJ começará às 20h00, e na sequência, às 21h00, o público confere o show da Banda Trio Arena.

Serra Negra também elaborou uma programa­ção que prevê atrações em todas as noites. Uma das atrações será o blo­co itapirense Os Bodão, que vai se apresentar na terça-feira. A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serra Negra informou que espera cerca de 120 mil turistas nos quatro dias de folia, praticamente quin­tuplicando a população local. O grande problema nestes tempos de Carna­val e outros feriados é o trânsito, que costuma ficar engarrafado, por isso se recomenda muita cautela. A festa ocorre tradicio­nalmente em três pontos diferentes do município: Praça João Zelante, loca­lizada em frente a prefei­tura, na região central; na Avenida Laudo Natel, onde há os desfiles de blocos e escolas de samba, e no Recinto Municipal de Fei­ras e Exposições, o antigo Casco de Ouro.

Em Lindóia também haverá alterações. A vi­zinha cidade também vai promover folia somente até a meia-noite. Outra alteração fundamental foi o deslocamento dos festejos da rodovia SP-360 para os arredores do local onde se realiza a Festa do Peão. Segundo informou a Prefeitura de Lindoia, foi o DER (Departamento Estadual de Estadual de Estradas de Rodagens) que proibiu a realização no antigo local, que há pelo menos uma década tem feito a fama da pequena cidade.

Conforme o relações públicas da Prefeitura de Lindoia, Ronan Rúbula, são esperadas em média cinco mil foliões de outras cida­des por dia durante as qua­tro noites e dois matinês. Para cada dia haverá uma banda diferente animando o carnaval. Rúbula garantiu ainda que haverá esquema especial de segurança e praça de alimentação para dar conta de todo o público. Neste ano, segundo ele, não haverá nenhuma atração de Itapira participando da festa.

Socorro

A Estância de Socorro anuncia que haverá pro­gramação normal durante o Carnaval. Segundo a as­sessoria de comunicação, em nenhum momento foi cogitado o cancelamento do carnaval de Socorro, foi informado. Ainda segundo aquilo que foi mencionado, a cidade não enfrenta nem problema de abastecimento de água e nem com relação à Dengue. O prefeito André Bozola (PTB), conforme informação de sua Asses­soria de Imprensa, pesou todos os componentes em torno da realização da festa, sobretudo o cancelamento do Carnaval em outras ci­dades da região e chegou a conclusão que ainda assim Socorro tem condições de receber turistas. “Evi­dentemente que haverá problemas pontuais, como dificuldade de locomoção de automóvel dentro da região central, filas para determinadas atividades, mas a infraestrutura da cidade está apta a com­portar um grande número de visitantes”, garante.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1218 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções