Até o presente momento, oficialmente, 17 itapirenses estarão a partir da próxima semana participando na qualidade de assistentes, da Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco. Estes jovens foram selecionados para fazer parte de uma equipe estimada em quase 200 participantes de todas as paróquias da Diocese de Amparo que estarão abrigados no bairro de Jacarepaguá em um colégio.
A dona de casa Roseli da Silva Lantin expressou seu orgulho pelo fato de seus dois filhos, João Francisco , de 27 e Luiz Gustavo de 16, serem dois participantes que estarão representando nossa cidade no evento que deve reunir cerca de 3 milhões de pessoas. “ Sei que eles dois são muito responsáveis e levando-se em consideração a motivação desta viagem, estou absolutamente tranquila e rezando por ele e por todos os demais participantes”, disse ela enquanto acompanhava a conversa com os dois jovens e a reportagem de A Cidade.
Moradores no bairro Santa Marta, João Francisco e Luiz Gustavo frequentam a paróquia de Nossa Senhora da Penha. Para que a viagem fosse possível, João contou com a benevolência do setor de Recursos Humanos da IMBIL, onde trabalha, para que suas férias coincidissem com a programação da Jornada Mundial. Luiz Gustavo não teve maiores dificuldades, uma vez que está de férias – ele que cursa o segundo ano do ensino médio na escola do SESI.
A ideia de participar do evento remonta segundo relataram de um ano atrás. Uma prima, Melissa Helena Lantin da Silva, que frequenta a paróquia de Santa Rita de Cássia, os avisou dos preparativos e deu a maior força para que a inscrição fosse feita a tempo. Segundo João a prima acompanhou todo noticiário da realização da Jornada anterior realizada em Madrid há dois anos e manteve contato com o vereador Marcos da Silva, o Marquinhos, que participou daquele evento ( veja nesta página).
Já com o roteiro fixado na cabeça, os irmãos sabem que terão dias de intensas atividades durante toda a programação, que a rigor, já vem sendo executada com os encontros preparatórios que eles e dos demais participantes que vão em nome da Diocese de Amparo terão. A partida será no dia 21, domingo, em Amparo, logo depois da “missa de envio”. A partir daí, será obedecida uma extensa programação até o dia 27, data de encerramento da Jornada. Nesta semana especificamente haverá a “pré-jornada”, em Amparo, com participação de jovens do Egito e da Colômbia.
Para custear viagem, hospedagem e alimentação, cada participante desembolsará algo em torno de R$ 1.000,00. Os irmãos Lantin afirmaram que durante este período haverá muito o que fazer. As programação prevê homilias, catequese, via sacra, shows e até uma caminhada de 13 km no dia do encerramento (27) de Jacarepaguá até Guaratiba, onde se concentrarão os eventos e onde D. Francisco estará presente.
Para Gustavo este evento terá um significado muito especial, o de “trabalhar com maior convicção e determinação no processo de evangelização dos Jovens”. “Os jovens são o pilar da Igreja”, concluiu. João Francisco considera a viagem uma oportunidade única para, além de ver o Papa, manter um intercâmbio com católicos de várias procedências do país e do mundo. “ Será interessante este convívio onde poderemos nos colocar ao par de experiências bem sucedidas em atrair a juventude para dentro da Igreja”, enxerga.
Luis Gustavo, dona Roseli e João Francisco, todos vivendo a expectativa de uma viagem tranquila e inesquecível
Vereador Marquinhos vai pela segunda vez
Pouca gente ficou sabendo, mas em 2011, na Jornada Mundial da Juventude em Madrid, Itapira esteve representada pelo autônomo e um dos atuais ocupantes de um assento no legislativo itapirense, vereador Marcos Paula da Silva. Com essa bagagem nas costas, ele será voluntário para ajudar na recepção dos peregrinos durante a Jornada em solo brasileiro. Ele , mais a assistente administrativa Tamiris Aparecida de Godoi partem nesta segunda-feira rumo ao Rio de Janeiro. Ela também conseguiu uma inscrição como voluntária. Silva disse que foi escalado para ajudar no atendimento aos veículos de imprensa, enquanto que a colega vai entregar kits para os romeiros.
Na condição de voluntário, terão hospedagem e alimentação custeados pelos organizadores. Tamiris frequenta a com unidade Arco Íris da Misericórdia, da Igreja São Judas Tadeu e segundo ela, Padre Éric Bordini, realizou um excelente trabalho de esclarecimento e conscientização a ponto de 45 fiéis se prontificarem a enfrentar uma viagem de ônibus a partir de sexta-feira, dia 26, para participar da missa campal do dia seguinte coma presença do Papa.
Silva disse que recebeu diversas consultas de pessoas que estão indo para a Jornada a respeito de como evitar problemas num evento que promete reunir milhões de pessoas. Aliás, ele estima que os cerca de dois milhões de jovens que participaram da Jornada de Madri serão superados na jornada brasileira. “ Acho que a participação passa de 3 milhões de pessoas”, estima.
Tanto ele como Tamiris expressam opinião de que este tipo de participação é oportunidade única. “Renova a fé e nos torna mais preparados para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia”, disse Silva.Tamiris que também terá familiares indo para o Rio de Janeiro disse que está muito ansiosa para ver de perto toda movimentação. “O que imagino é que irei vivenciar momentos de profunda reflexão sobre questões que dizem respeito a todas as pessoas , principalmente no que diz respeito à renovação da Fé”, pontouou
Marquinhos e Tamiris serão voluntários