Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
21/02/2015 | Horário de Verão ainda divide opiniões

Termina de hoje para amanhã mais um Horá­rio Brasileiro de Verão. À meia noite os relógios serão atrasados em uma hora. A medida que vigora desde 19 de outubro do ano pas­sado abrangeu dez estados brasileiros (Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal) e ge­rou, segundo especialistas uma economia de energia em torno de 4,5% durante o período compreendido entre 18 e 21 horas.

Considerando todo o consumo dessas regiões desde 19 de outubro, a economia foi de 0,5%. De acordo com dados preli­minares do Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado também aju­dou a poupar os reservató­rios das usinas hidrelétricas.

Como ocorre a cada ano, o horário de verão possui seus detratores, defensores e indiferentes. O estudante Lucas Rafael Caetano, de 16 anos, integra esta última categoria.  Ele contou que na sua avaliação o que deve ser levado em consideração é exatamente a finalidade da adoção da medida. “Se as autoridades afirmam que o horário de verão ajuda na economia de energia, então não tem porque contestar”, afirmou.

O garçom Marcos Leme, 44, que mora em São Paulo e eventualmente vem a Itapira rever familiares, disse que para os despor­tistas o horário de verão ajuda bastante. Nem o fato de trabalhar no período noturno atrapalha sua ro­tina, conforme descreveu. “Não vejo porque conde­nar o horário de verão”, comentou.

A estudante Estela Silva, moradora na Vila Ilze, também elogia o horário de verão por causa da maior disponibilidade de tempo para atividades físicas. “Acho que com ele a gente aproveita melhor o dia, dá mais ânimo”, sugeriu. Com a volta do horário normal ela espera passar por um período de adaptação. “Fica aquela impressão de que o dia correu mais rápido”.

Contrário

O motorista Donisete Correa, 49, morador no bairro dos Prados acha que o horário de verão é ruim para quem acorda cedo, como ele. “Quando acordo está tudo escuro. Fica a sensação de que a rotina diária demora a se iniciar, algo estranho”, opinou. A comerciária Maria da Luz Trapia Nascimento, mora­dora no bairro do Cubatão, tem pensamento parecido. Ela disse que detesta o ho­rário de verão e duvida até mesmo de sua eficiência na economia de energia. “O dia para mim começa sempre às seis da manhã, quando está tudo escuro e todas as luzes acesas. Não imagino como este horário contribua para economizar energia”, raciocinou.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1609 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções