21/06/2012 | I Fórum de Assistência Social apresentou diagnóstico social do municípioNa última quarta-feira, 20, o auditório da Guarda Mirim (AIPA) abrigou o I Fórum da Assistência Social: “Diagnóstico Social” – evento realizado pela prefeitura municipal através das secretarias de Saúde e Promoção Social – com o objetivo avaliar as ações práticas do setor e definir novas diretrizes. Na ocasião, estiveram presentes aproximadamente 70 pessoas, entre elas a diretora de Promoção Social Regina Ramil Marella, o presidente da Câmara Manoel Marques, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Flávio Pavinatto, além de assistentes sociais, psicólogas e psicopedagogas.



Durante a abertura dos trabalhos, Pavinatto lembrou a importância dos avanços na área. “Muito está sendo feito, mas temos que focar as ações de acordo com a realidade do nosso município”. O presidente da Câmara, Manoel Marques, destacou a importância da descentralização do serviço, anteriormente veiculado às outras secretarias. “Promoção Social não pode ser sinônimo de cesta básica. É preciso levar a assistência aos bairros, para quem realmente precisa. Este diagnóstico vai ser um ponto de referência para termos uma noção de onde se acertou e corrigir onde se errou”.
Após a abertura, houve uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos 05 Núcleos de Assistência Social (NAIS), pela pedagoga responsável Ana Rita Gervazoni. Na sequência, as técnicas Ana Mara S. Barros e Michele Ferian apresentaram as ações do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), enquanto que Edna Marques apresentou do Serviço Social da Saúde.


Para a diretora de Promoção Social, o diagnóstico social nasceu de uma preocu
pação fundamental em medir e acompanhar a proteção dos direitos sociais do município.
“No ano passado planejamos a contratação de uma empresa para elaboração deste diagnóstico social, objetivando a realização de um estudo local na área social, no qual são contemplados diversos dados e informações a respeito da população, bem como das questões sociais e suas causas”, explicou.
Ao final dos trabalhos, as técnicas da empresa Objetiva, contrata para realizar o estudo, apresentaram parte do diagnóstico realizado nos últimos 06 meses no município. Segundo elas, a ênfase principal deve ser na necessidade de trabalho intersetorial e fortalecimento do trabalho em rede.


Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
26/12/2021 - Prefeito conquista R$ 200 mil para obras de iluminação em Eleutério
26/12/2021 - Prefeitura entrega revitalização de duas praças
22/12/2021 - Comemorações natalinas mudam rotina dos Serviços de Convivência
21/12/2021 - Natal Solidário distribuiu mais de 3 mil brinquedos nos diversos bairros da cidade
21/06/2012 18:06:17 | Elisabete