Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
08/03/2014 | Quaresma dá início ao período de oração e conversão

 

A Quaresma, período de 40 dias que antecede a cele­bração da Páscoa, teve início na última quarta-feira, 05, nas comunidades católicas de todo o país com a tradi­cional missa de imposição das cinzas. Nestes dias, os fiéis são convidados a fa­zer um retiro espiritual de preparação e recolhimento. “A quaresma é um tempo específico que promove a conversão do fiel e essa preparação se dá por quatro pontos: o jejum, a esmola, a oração e a caridade”, explica o pároco da Matriz Nossa Senhora Aparecida, do bairro dos Prados, Marcos Paulo Messias Rodrigues.

Nas igrejas, as mudanças ocorrem tanto na liturgia como na programação em geral, que prevê mutirões de confissão e realizações de Vias-Sacras. Nas cele­brações, músicas muito ani­madas, palmas e repique dos sinos são suspensos nesse período de silêncio e meditação. “É um tempo para refletir sobre as dores de Cristo e sua preparação para a Páscoa, mostrando que toda dor e penitência têm como recompensa um final feliz”, complementou padre Marcos.

Na Igreja Nossa Senhora Aparecida dos Prados a programação litúrgica da quaresma prevê duas ce­lebrações às sextas-feiras. A primeira às 6h30 e a se­gunda à noite, iniciando com a Via Sacra que per­corre as ruas do bairro e terminando com a missa.

Os mutirões de confissões das paróquias também já estão com as datas definidas. Nestes dias, os padres de toda a cidade se reúnem em um só local para atender aos fiéis. Na próxima terça-feira , 11, os padres estarão na Matriz de Santa Rita de Cássia, no Figueiredo. No dia 14, é a vez da Matriz de Nossa Senhora da Penha realizar o mutirão. Já no dia 20, os fiéis poderão ser atendidos na Matriz de Nossa Senhora Aparecida dos Prados. A Matriz de São Benedito realiza o mutirão de confissões no dia 25. Já a Matriz de São Judas Tadeu recebe os padres e os fiéis no dia 01 de abril. Finalizando a agenda de confissões, a Matriz de Santo Antônio atende os fiéis no dia 08 de abril. O horário de início é sempre às 19h30.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1456 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções