Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2024
Notícia
08/03/2014 | Tráfico humano é tema da Campanha da Fraternidade deste ano

  


A Igreja Católica de todo o Brasil iniciou na última quarta-feira, 05, a Campanha da Fraternidade de 2014, que este ano traz como tema “Fraternidade e Tráfico Hu­mano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos liber­tou”. A intenção é fazer com que a comunidade cristã se mantenha informada sobre esse tipo de crime no Brasil e no mundo e também que possam realizar ações para impedir esses atos, como denúncias, reivindicações de políticas públicas em bene­fício das vítimas e também de prevenção do problema.

O padre da Paróquia Nossa Senhora Apareci­da, do bairro dos Prados, Marcos Paulo Messias Ro­drigues, explicou que o tema da campanha é escolhido anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sempre levanta questões e faz apon­tamentos sobre assuntos que devem ser pensados e debatidos na sociedade em geral. “O tráfico humano é uma realidade muito pre­sente no Brasil e no mundo e os bispos notaram a neces­sidade de trazer esse tema para ser debatido durante a quaresma”, completou o pároco.

Esse tipo de crime é ca­racterizado pelo recruta­mento e transferência por rapto através de força física, ameaça, abuso de autorida­de, coação ou engano de crianças, mulheres e pessoas em geral para o comércio de órgãos, adoção ilegal, pros­tituição, exploração sexual e escravidão.

Segundo o padre Marcos Paulo, cada comunidade utilizará de sua própria criatividade para abordar o tema com os fiéis. As pastorais devem ter uma participação importante durante a campanha, em es­pecial as que trabalham com crianças e jovens. Durante as celebrações, também serão tocadas as músicas especialmente produzidas para o período.

Além disso, os padres de toda a cidade apresentaram oficialmente o tema de 2014 durante a missa de Cinzas realizada na última quarta-feira e explanaram sobre o assunto. “O que a Campanha da Fraternida­de quer é possibilitar uma mudança nesse cenário no Brasil e no mundo. Apesar de se tratar de uma missão a longo prazo, sabemos que somente o fato da igreja pensar e debater o assunto significa que é uma voz que se levanta em prol da dig­nidade humana”, concluiu padre Marcos.

A CNBB veiculará chama­das na TV e distribui folhetos e cartazes para serem afixados nos estabelecimentos comer­ciais. Seminários, simpósios e assembléias também devem ser realizados em todo o Brasil para discutir o tema.

Para denunciar o tráfico humano basta ligar gratui­tamente para o Disque De­núncia Nacional, através do número 100 (Disque 100) no período das 8 às 22h00 ou pelo email disquedenun­[email protected]. A identi­dade do denunciante será mantida em sigilo.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

476 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções