Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Maio de 2025
Notícia
11/12/2011 | Reforma no Educandário: inaugurada a primeira fase.


Na manhã de sábado, dia 11, a diretoria do Educandário Nossa Senhora Aparecida realizou a solenidade de inauguração da área recentemente reformada. Estavam presentes, além da diretoria, professores, funcionários e voluntários, autoridades do município, familiares dos beneméritos homenageados e da comunidade. Matheus Iamarino conduziu a cerimônia.

A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Naci
onal.



CONVÊNIO


Tiago Fontolan representanto o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente esclareceu sobre o CMDCA dizendo que a instituição tem por finalidade garantir os direitos da criança e do adolescente fiscalizando e proporcionando políticas públicas. Explicou, também, que verba que estava repassando para o educandário vem da doação de empresários e pessoas físicas do município de Itapira e fora dele: “a empresa apura o Imposto de Renda sobre o lucro real, pode doar 1% do imposto devido ao fundo da criança. A pessoa física que faz pelo formulário completo, pode doar até 6%.”

O fundo da criança tem onze projetos no município de Itapira, em nove entidades. “Até o dia 31 de dezembro teremos o projeto Semente, que estará trazendo um diagnóstico da rede pública de ensino, com psicólogos, assistente social na escola Candido Moura, que é a menina dos olhos do conselho.



Tiago concluiu: “sabe Matheus eu estava pensando no que iria falar, quando vi um andorinha voando, aqui, e ela continua voando, hoje eu posso garantir que os diretores das instituições de Itapira não são mais andorinhas solitárias: com a ajuda do deputado Barros Munhoz, com a ajuda do Conselho da Criança, a gente pode proporcionar ao Educandário o pensamento somente na formação do cidadão, nas crianças, nas famílias, em fazer as crianças felizes. Através das emendas, Barros Munhoz destinou para as entidades itapirenses  5,5 milhões desde 2007 e através do Conselho da Criança cerca de 330 mil reais . Peço licença para chamar a diretora de promoção social, Regina Ramil, pedir uma salva de palmas, exaltar a importância da secretaria da Promoção Social que é, também,  fundamental para a manutenção das entidades itapirenses.”

HISTÓRICO

O vice-presidente do ENSA, José Roberto Prado, fez um breve relato da história do Educandário.  Informou que a entidade ocupa uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados e sua construção original vem desde 1959, quando foi inaugurado.  Outros prédios foram construídos no decorrer desses 52 anos, mas o tempo exige manutenção e reformas. O projeto de reformas compreende três fases. Concluímos a primeira.

Prado disse que desde que o ENSA Foi fundado, em 1959 e desde então realiza trabalho árduo, todos os dias. E destacou: “se hoje é difícil manter uma entidade como o Educandário, que atende crianças, eu imagino o quanto deve ter sido difícil o começo disso tudo. A construção desses prédios. Com certeza deve ter sido através de doações, por pessoas generosas da época.”

“Nesses 52 anos o Educandário passou por algumas transformações. No início era internato. As crianças dormiam. Tinham horta, galinhas, vacas... As crianças viviam como se fosse num sitio. Com o passar do tempo, as coisas foram mudando, se adequando. Um delas foi a transformação de internato a semi-internato. Hoje, temos turmas matutinas e vespertinas. Os dois grupos almoçam e lancham no Educandário”, explicou o vice-presidente. 

O ENSA atende 92 crianças distribuídas em dois períodos, sob a responsabilidade de onze profissionais: educadoras, pedagoga, assistente social, cozinheira, nutricionista e pessoal de limpeza e manutenção. Oferece marcenaria, aula de inglês, atividades recreativas, higienização corporal e bucal. Cerca de dez voluntários ajudam o Educandário no dia a dia. Nos evento, esse número cresce até 100 voluntários.
José Roberto informou que os recursos públicos cobrem apenas 30% dos gastos: “o resto nós tiramos nos eventos. Essa reforma foi feita graças a verba parlamentar repassada pelo deputado Barros Munhoz. Sem ela nada poderíamos ter feito. Reformamos seis salas, três banheiros e o corredor. Cada sala recebeu um nome, uma homenagem para pessoas que sempre ajudaram o Educandário, cujos nomes não oferecem nenhuma dúvida:  Helio Pegorari, Virgolino de Oliveira, Wanderlei Zazera, Flávio Zacchi, Antonio Setti e José Martins e o pavilhão José Caio. A segunda fase da reforma será no pavilhão Padre Mateus. E a terceira fase o salão das artes e a parte externa. A diretoria está pleiteando novos recursos para essas duas fases.”

As crianças assistidas pelo Educandário Nossa Senhora Aparecida brindaram os presentes com uma apresentação comovente.

 

 



PALAVRA DO PRESIDENTE

Rui Alvaro Iamarino, presidente do ENSA, usou seu tempo para agradecer: “sabíamos que essa reforma era de extrema necessidade. O prédio é muito antigo e a verba, para isso, se fazia necessária. Conseguimos realizá-la  com muito esforço da diretoria, dos funcionários, dos voluntários, das pessoas que deram suas contribuições diretas ou comparecendo nos nossos eventos, mas principalmente com apoio do deputado Barros Munhoz que viabilizou grande parte do dinheiro para que fosse possível executar essa obra, tenho que agradecer a todos. Muito obriga.”

INAUGURAÇÃO:

Todas as salas foram inauguradas, contando com os familiares de Helio Pegorari, Virgolino de Oliveira, Wanderlei Zazera, Flávio Zacchi, Antonio Setti, José Martins e José Caio. Todos os representantes receberam uma lembrança da diretoria.  Após a cerimônia, todos os presentes participaram de um delicioso café da manhã.


 

 

 

VEJA MAIS. Fotos Renato Silva

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1934 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções