Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2025
Notícia
12/11/2013 | SAMA intensifica educação ambiental: reconstituição de mata e visita ao aterro sanitário

No sábado, 9, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira, em parceria com a DZ Esportes, realizou a recomposição de mata ciliar na margem de um córrego sem denominação localizado no Jardim Galego. Foi feito o plantio de 160 mudas de árvores nativas junto ao manancial, que é afluente do Ribeirão da Penha, o principal curso d’água do município. 

A ação contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre motociclistas, praticantes de trilha, integrantes do grupo de escoteiros do município e moradores locais. Sob as orientações do biólogo da Secretaria, Anderson Martelli, que mostrou a importância dessa ação, os voluntários realizaram o plantio de 160 mudas de árvores nativas. José Alair de Oliveira, diretor da pasta, lembra que este tipo de ação favorece a arborização do município e a proteção dos corpos d’agua. “Com estas ações, estamos favorecendo a recomposição de nossas matas ciliares, a regeneração dos córregos urbanos e, paralelamente a isso, fazendo a diminuição de processos erosivos dos solos, o que favorece o aumento da área verde e traz melhor qualidade de vida para a população”, afirma Martelli.

Continuando as ações da Secretaria, na segunda feira, 11, alunos da Escola Interativa realizaram uma visita ao Aterro Sanitário Municipal também sob monitoria do biólogo. "Ficamos muito contentes em poder proporcionar essa oportunidade tão importante em termos de educação e cidadania", frisou José Alair de Oliveira.

De acordo com Martelli, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o destino final dos resíduos de suas casas e saber como funciona um aterro sanitário. Também aprenderam sobre o processo de decomposição dos tipos de materiais e foram informados de que o aterro tem um tempo de vida útil, que pode ser ampliado através da separação do lixo reciclável nas residências.

"Os cuidados com a natureza devem partir do cidadão comum e se tornar parte da cultura da sociedade. Por isso, se faz necessária uma boa estrutura educacional voltada para o meio ambiente e que trabalhe desde já as conseqüências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está ao nosso alcance", destacou José Alair.


Escoteiros de Itapira participaram do plantio de árvores às margens do córrego

 

 

Visita no aterro sanitário: estudantes receberam informações sobre destinada correto do lixo doméstico

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1334 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções