O Setor de Habitação da Prefeitura, vinculado a Secretaria Municipal de Planejamento, já tem definida a forma como será feito o sorteio de 320 apartamentos que estão sendo erguidos no conjunto José Tonolli, ao lado do bairro IstorLuppi. A cerimônia está agendada para ocorrer a partir das 9h00 do sábado, 21, e deverá contar com a participação de aproximadamente 500 pessoas cadastradas no setor e cujas famílias possuam renda mensal de no máximo R$ 1.600 e que devem residir na cidade há pelo menos cinco anos.
Financiado pela Caixa Econômica Federal dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, o empreendimento disponibiliza apartamentos com metragem de 46,5 metros quadrados. Ao todo estão sendo erguidos 10 blocos com quatro andares e cada andar abriga oito apartamentos. Deste total, de acordo com as regras fixadas pelo governo federal,20 apartamentos devem ser necessariamente distribuídos para a população mais idosa e para portadores de deficiência, em número de 10 cada. Serão estas unidades as primeiras a serem sorteadas. Como o número de inscritos nesta categoria normalmente fica acima do número de unidades estipuladas, os que não forem contemplados neste primeiro momento terão seus nomes depositados na urna onde estarão os demais inscritos.
Segundo informou o Setor de Habitação, pouco mais de 500 inscrições foram realizadas. Com efeito, foi grande a procura. A chefia reforçou o atendimento no período da tarde. Serão sorteados 40% a mais de cupons, como medida preventiva para a eventualidade de pessoas contempladas terem sua inscrição barrada na Caixa Econômica Federal.
Após feita a coleta de dados na Prefeitura, uma equipe da própria Caixa realiza uma espécie de triagem para checagem dos dados. É comum a ocorrência de irregularidades. Quando isso ocorre, a pessoa sorteada acaba sendo desclassificada e uma outra entra em seu lugar. A previsão é de que este conjunto e outras 305 casas que estão sendo construídas nas imediações, também com Recursos do Governo Federal, sejam entregues em 2015, assim como outras 59 casas populares construídas em Barão Ataliba Nogueira com recursos do Governo Estadual (CDHU).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.