Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Agosto de 2025
Notícia
10/09/2011 | Tênis Clube visita a Sociedade Recreativa Itapirense

 

Na manhã deste sábado, dia 10, os diretores do Tênis Clube de Itapira visitaram as dependências da Recreativa. Uma visita de cortesia, como a maioria que ocorre durante o ano entre coirmãos. Mas essa visita não entrará no rol das visitas habituais. Poderá, talves, ser classificada como histórica, pois entraram em cena não só as origens e a composição societária, como o desenvolvimento das entidades ao longo do tempo.


Os anfitriões, da Sociedade Recreativa Itapirense, presidente Jose Antonio Camilo (Japão) e os diretores Devaldo Cescon (Pasté), Sérgio Alves e Antonio Bento Rodrigues receberam a diretoria do Tênis Clube de Itapira, representada por Renato Silva (presidente), Ipe Artur Ferreira Alves Filho (secretário) e Vania Tellini (secretária administrativa), para troca de informações entre as duas associações.


O Tênis Clube foi fundado por um seleto grupo de itapirenses no início da década de sessenta. Tornou-se uma associação fechada que representava a elite social da cidade. Com o passar do tempo, em função dos altos custos associativos e a migração para outras prioridades sociais, a entidade viu se quadro social diminuir, sem conseguir resgatar os bons tempos.


A Sociedade Recreativa Itapirense fez o caminho oposto. Criada no início da década de oitenta, sob a inspiração política comandada por Barros Munhoz e Dionísio Coradi Filho, buscou formar um quadro social com uma nova geração de itapirenses, muitos em processo de formação familiar, não participantes dos outros dois clubes de campo da cidade: Tênis Clube e Santa Fé. A entidade nasceu grande, com muitos adeptos, e caminhava a passos largos. Um grupo de jovens entusiastas, capitaneado por Devaldo Cescon, o Pasté, acreditou que poderia avançar e fazer mais. Começou a participar das eleições e em pouco tempo conseguiram a maioria.


De lá para cá, o clube vem se modernizando a cada dia, mantendo um quadro de associados satisfeitos, aplicando soluções administrativas eficientes, ampliando as instalações, sem chamadas de capital, podendo oferecer aos sócios e dependentes: nove churrasqueiras dotadas de toda infraestrutura; seis piscinas, sendo uma aquecida; a maior academia de ginástica com aparelhos da cidade, com 12 professores em ação; sauna seca e a vapor com paredes de vidro permitindo aos usuários o contato visual com a área externa e, inclusive, uma piscina para sessões de cromoterapia; campo de bochas; campo de futebol, sendo um tradicional e outro com grama sintética; quadras de vôlei de areia, poliesportiva e de tênis de campo.


A Recreativa propicia aos associados inúmeras atividades: na área esportiva, campeonatos de tênis, futebol, futebol society, futsal, biribol, vôlei de areia, escolinha de futebol, pesca etc.. Na academia: musculação, hidroginástica, hidroterapia, natação e aulas de dança. No setor de eventos: Baile do Havaí, Carnaval, Baile à Fantasia, Revelion, Festa Junina, Colônia de férias, Festa da criança, Gincana, jantar dançante, SPA recreativa, Happy Hour (sextas à noite com música ao vivo) entre outros. Normalmente, as lanchonetes dos clubes são terceirizadas e seus serviços e produtos iguais ou acima dos preços praticados no mercado. Na Recreativa, depois de várias tentativas, a opção recaiu sobre a administração direta, com a contratação de funcionários para operarem os serviços de bar e restaurante. Conclusão: melhorou-se a qualidade e permitiu a redução dos preços a patamares inferiores aos praticados fora do clube.


Um ponto interessante a ser analisado na Recreativa é a escala de eventos, apesar da ausência de um salão social. Um problema que está prestes a ser resolvido com a construção, hoje estimada em R$ 5 milhões, iniciada há sete anos, na gestão de Antonio Bento, sem chamar um centavo do associado como aporte de capital. O novo empreendimento terá uma área construída de 1.500m2, para 5 mil pessoas, pavimento térreo e mezanino, com palco semi-profissional, camarins, sala de imprensa, banheiros nos dois níveis e acabamento impecável. A diretoria programou quatro dias de festas, no dia 24 de novembro fará uma recepção de apresentação do espaço com alguns convidados, autoridades e imprensa. No dia 26 será a entrega oficial, exclusiva aos associados, com um show com o cantor Emerson Nogueira.


Mal terminando o salão social, a diretoria já tem uma nova empreitada. Vai transformar a área da lanchonete, criando um piso superior, onde será instalado o restaurante do clube e no piso inferior ficará a lanchonete e uma pista de boliche.
Renato Silva perguntou a Devaldo Cescon: “Enquanto a maioria dos clubes de Itapira reduziu o quadro social e viu seus eventos perderem espaço, a Recreativa vem crescendo, assustadoramente. Qual é o segredo?”


Devaldo, respondeu: “Percebemos, lá trás, que nenhum clube poderia sobreviver em Itapira mantendo a arcaica estrutura. Não poderíamos mais oferecer piscina e sauna. Antes esse era um diferencial importante. Através de planejamento, muito bem executado por nossa diretoria, sem correr no bolso do associado, nós dotamos o clube de uma estrutura disciplinada e repleta de alternativas. Nós atendemos todos os gostos. O resultado é que os espaços estão sempre ocupados, inclusive à noite, e todos se divertem, sem oferecer problemas de qualquer ordem. Todo mundo sabe a nossa lei. Chegando à diretoria, nós aplicamos as punições previstas, doa a quem doer. Isso garante a organização e o respeito às regras. Até porque, para os frequentadores do clube, qualquer punição é doída. A família confia seus filhos ao clube. As crianças e jovens curtem as atividades e o que nós programamos para eles. Enfim, transformamos a Recreativa numa extensão da casa de cada um, com um detalhe fantástico, ninguém precisa se preocupar com a limpeza antes, nem depois. Tá tudo sempre limpinho, bem cuidado. Não tem segredo. Temos uma equipe unida que trabalha para o clube, não para ter benefícios pessoais ou políticos. Tanto é que aqui a regra é clara. Envolveu-se em política, tá fora da diretoria.” 


Os associados do Tênis Clube parecem ter acordado para uma nova era, depois de eleger a diretoria comandada por Renato Silva, querem soluções positivas. Renato e diretores vêm se reunindo diuturnamente para programar projetos e novas idéias para que possam dar o retorno esperado aos eternos amantes do Tênis.


No final da visita, depois dos agradecimentos Renato Silva concluiu: “O Tênis Clube, historicamente, mantinha um olhar preconceituoso, em função das diferenças sociais, sobre a Recreativa. Hoje, garanto-lhes, esse sentimento não existe mais. Aqui estou para enterrar, definitivamente, essa chaga do passado. Eu e o Ipe viemos conhecer a estrutura do melhor clube da cidade, no meu entendimento. Quero dizer para vocês, Pasté, Japão, Bento que o grupo que vocês montaram e conduziram a Recreativa, ao que ela é hoje, é elogiável, mas é inegável que a postura dos associados, elegendo vocês, dando apoio constante, é a parte mais emocionante e valiosa. Sem esse apoio vocês não chegariam muito longe. Parabéns a vocês, que conquistaram a confiança deles. Parabéns aos associados que recebeu de vocês o retorno que eles esperavam.” 

 

Participaram da visita, em nome do Portal Cidade de Itapira, Nino Marcati e Vitória Colosso.

 

VEJA MAIS IMAGENS. Clique aqui!

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2295 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções