Integrantes da equipe técnica da entidade participaram juntamente com a representação da entidade co-irmã, a Associação de Proteção ao Adolescente (AIPA), de um encontro realizado na manhã de quinta-feira na sede da Secretaria de Promoção Social , quando foram recebidos pela titular da Pasta, Eliana Assugeni Sobreiro Dias. Segundo a psicóloga Eliseia Stringuetti, o encontro foi programado para que ambas as entidades pudessem ter um primeiro contato mais efetivo com a nova política para o setor de Promoção Social, adotada pelo prefeito José Natalino Paganini. Ela se fez acompanhada da coordenadora Pedagógica Fabiele Dorta e da responsável do setor de RH,Ana Catarina Nonato. Pela AIPA participaram Márcia Regina Martins Santos, Zoraide Custodio Sargentelli e Claudia Regina Sartorelli.
Eliseia disse que o foco central da conversa girou em torno da elaboração de um programa que vise o fortalecimento no município de ambas as entidades. “ A Eliana, lá no nascedouro do Jovem Em Ação, presidiu a entidade e sabe perfeitamente da importância social que instituições com este perfil representam para a cidade. Portanto temos toda convicção de que ela será uma grande aliada neste processo contínuo de fortalecimento tanto do Jovem em Ação, quanto da AIPA”, relatou.
Entre as medidas que mereceram uma abordagem mais incisiva destaque para a ideia da criação de um plano de ação objetivando um maior esclarecimento de eventuais empregadores para a contratação deste tipo de mão de obra. “ Existe todo um processo legal que deve ser obedecido, com mecanismos que preconizam, quando não, tornam obrigatória a contratação de mão de obra de aprendizes e esse fato muitas vezes passa despercebido da maioria dos empresários e potenciais empregadores. A Secretaria de Promoção Social, com seu poder de articulação dos diversos conselhos municipais, pode perfeitamente nos ajudar neste trabalho de esclarecimento. Neste sentido o encontro foi bastante proveitoso porque avançamos bastante no tocante a este diagnóstico. Precisamos agora aprofundar a questão para passarmos do discurso para a prática, mostrar para a sociedade que além de contribuir para capacitar mão de obra para sua empresa e para o seu negócio, estas pessoas estão contribuindo para dar uma ocupação para pessoas numa idade de afirmação em suas vidas. Este é o trabalho social embutido por detrás da atuação das nossas entidades”, observou.
Prefeitura
Eliseia contou ainda que um dos pedidos que foram encaminhados para Eliana Dias diz respeito à determinação da Prefeitura em não mais contratar aprendizes para seus quadros. “Temos uma enorme relação de Prefeituras que adotam este expediente ( contratar aprendizes) o que de certa forma joga por terra aquela justificativa usada para que em Itapira os aprendizes fossem desligados da administração municipal pautada em entendimentos legais. Achamos que esta é uma questão que pode e deve ser revista”, defendeu.
Legenda:
Encontro ocorreu na sede da Secretaria de Promoção Social